BELO HORIZONTE – Um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que os consumidores brasileiros devem movimentar R$ 18,8 bilhões no comércio durante o Dia das Crianças. O valor representa um aumento de 25% em relação ao ano passado, quando o comércio mineiro movimentou R$ 15,2 bilhões. A pesquisa aconteceu em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offerwise.
Conforme a pesquisa, a expectativa é que o Dia das Crianças seja um dia de boas vendas para o comércio. Além disso, o aumento do consumo é um sinal positivo para a economia do Estado.
De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças. Em média, os consumidores pretendem comprar 2,3 presentes e gastar cerca de R$ 343 nas compras.
Intenção de compra em lojas físicas
Os principais presentes que serão comprados são:
- Roupas e/ou calçados (44%)
- Bonecas/bonecos (42%)
- Jogos de tabuleiro/educativos (26%)
- Aviões/carrinhos de brinquedo (22%)
Locais de compra dos presentes serão:
- Lojas físicas (81%)
- Internet (37%)
Fatores que influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são:
- Preço (56%)
- Promoções e descontos (48%)
- Qualidade dos produtos (42%)
- Diversidade dos produtos (31%)
- Frete grátis (27%)
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância do consumidor tentar priorizar o pagamento à vista. “As famílias mineiras ainda estão muito endividadas, portanto, o momento pede cautela nas compras para não atrapalhar o orçamento mensal. As crianças aguardam ansiosas pela data, mas é importante manter os gastos dentro das possibilidades financeiras das famílias”, afirma.
Ações promocionais
De acordo com o levantamento, em busca de incentivar as compras, o comércio está preparando uma série de ações promocionais. Entre as principais ações estão:
- Descontos de até 50% em produtos selecionados
- Promoções de compre um e leve dois
- Parcelamento em até 12 vezes sem juros
Mercado de trabalho
O Dia das Crianças também deve gerar oportunidades de emprego no comércio. De acordo com a CNDL, o comércio mineiro deve contratar cerca de 10 mil pessoas para atender à demanda da data.