Dia D… Vacinação em Governador Valadares

Patrício trouxe a filha, Clarice, de 3 anos, para tomar a 1ª dose da vacina contra a covid-19, na Policlínica. O pai faz questão de manter o cartão de vacina da filha em dia. Antes mesmo da enfermeira pegar a seringa, a criança, no colo do pai, já armou a cara de choro. Quando a enfermeira levantou a manga da blusa da Clarice para aplicar a vacina, a menina abriu o berreiro. Como qualquer criança da idade dela, o choro forte e potente chama atenção, até mesmo de quem passava na rua. O pai até tenta acalmá-la, mas sem muito sucesso. Depois da leve picada no braço, a criança passa a mão no rosto e seca as lágrimas do lado de fora do local de vacinação.     

“Dói só um pouquinho; é melhor doer agora do que ir para o hospital”, disse Patrício Paiton de Moura. “É muito importante a gente imunizar as crianças. Ela [Clarice] está toda imunizada – do 0 aos 3 anos a carteira de vacinação está em dia. É muito importante os pais estarem trazendo as crianças, porque nós já nos imunizamos, né?! Agora é a vez deles”, completou Patrício.

Patrício Paiton de Moura com a filha Clarice – Crédito: DRD/TV Leste

Baixa adesão à vacinação

Neste sábado (20), em todo o país, unidades de saúde têm se mobilizado para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Na sala 28 da Policlínica, em Governador Valadares, a movimentação no início do dia foi comedida. Sem filas, quem veio se vacinar não precisou esperar muito tempo para receber a imunização. 

Daniel Yoza, junto com a esposa, aproveitou o sábado para atualizar o cartão de vacina dele e da filha Saori, de 3 anos.

“A gente veio aproveitar que hoje é sábado com menos movimento, aí fica mais fácil. Além de aproveitar o Dia D para vacinar a pequena. Eu tomei a terceira dose da covid e uma dose de gripe e a minha filha tomou da pólio”, disse Daniel Yoza.  

Daniel Yoza aproveitou o sábado para atualizar o cartão de vacina dele e da filha Saori, de 3 anos – Crédito: DRD/TV Leste

Baixa procura pela vacinação

Mas mesmo com a ampla divulgação e oferta de vacinas pelo poder público, a baixa procura pela vacinação deixa cada vez mais difícil o município atingir as metas de cobertura vacinal e preocupa os profissionais de saúde que trabalham no setor de imunização.

“A gente não está conseguindo ter uma resposta positiva, nem mesmo para os padrões que são estabelecidos pelo Estado. Nosso índice vacinal está muito baixo devido a falta de adesão. A questão da covid, temos uma deficiência [de números de doses aplicadas] entre a 2ª dose e a 3ª dose, de 100 mil pessoas. Essa preocupação nossa é porque o vírus ainda está circulando e a gente não tem uma resposta imunológica satisfatória”, explicou Bruno Costa, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde. 

Dia D de vacinação

Mais de 40 unidades de saúde do município (na área urbana e na zona rural) estarão com horário de atendimento estendido até as 17h para atender neste sábado (20). Estão disponíveis as vacinas contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade; da Influenza; e Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose). Veja os locais de vacinação no site da prefeitura de Governador Valadares

Estão disponíveis as vacinas contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade; da Influenza; e Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose) – Crédito: DRD/TV Leste

“No Dia D, além da vacina da pólio, todos os postos [de saúde] estão preenchidos com todas vacinas necessárias, dentre elas a Covid, Influenza (Gripe), Meningite (CWY). É importante que as pessoas procurem essas unidades de saúde, levem a sua caderneta para que lá seja feita uma observação pelo profissional de saúde, e ali possa ser feita a completude do cartão vacinal ”, informou Bruno Costa, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde. 

Quem não conseguir ir até uma unidade de saúde neste sábado (20) para se vacinar, poderá ter acesso à imunização ao longo dos próximos dias. As vacinas disponíveis nos postos seguem a recomendação do calendário de vacinação do Ministério da Saúde.  

“O Dia D é um dia especial que a gente faz um mutirão, mas as vacinas vão estar disponíveis nas unidades de saúde. Enquanto estiver a procura, a gente vai ter as vacinações para que as pessoas sejam vacinadas”. 

Bruno Costa, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde – Crédito: DRD/TV Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como