[the_ad id="288653"]

Dia D de combate à dengue acontecerá neste sábado em GV

Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti acontecerá neste sábado em GV
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Neste sábado (24), acontecerá em Valadares o dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte das iniciativas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em reduzir os casos relacionados à arboviroses no Estado. Em Valadares, a Superintendência Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde promoverão uma mobilização no centro da cidade. 

A ação, que acontece das 9h às 12h, na Praça dos Pioneiros, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na Praça dos Pioneiros, haverá exposição de larvas para visualização através de microscópio; blitz educativa; orientações e informações sobre arboviroses; bem como aferição de pressão arterial e vacinação de covid-19, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e dupla adulto. Haverá, ainda, exposição de animais peçonhentos e a participação dos Vigilantes da Alegria e da equipe do e-Multi.

Panorama em Valadares 

Segundo dados do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o dia 22 de fevereiro deste ano foram notificados 1.429 casos prováveis de arboviroses em Valadares, sendo 1.080 de dengue e 348 de chikungunya.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o município viveu um ano epidêmico das doenças, os números são semelhantes: 1.370 casos prováveis, sendo 1.239 de dengue, 129 de chikungunya e 2 de zika.


Panorama em Minas Gerais 

Segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, até esta quinta-feira (22), Minas Gerais registrou 268.903 casos prováveis de dengue. Desse total, 93.059 foram confirmados para a doença. Até o momento, há 36 óbitos confirmados por dengue no Estado e 155 estão em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 29.864 casos prováveis da doença, dos quais 19.256 foram confirmados. Até o momento, cinco óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.

Vacina contra dengue

Minas Gerais recebeu nessa quinta-feira (22) as primeiras doses da vacina contra a dengue, a Qdenga. São 78.790 doses que serão usadas para iniciar a imunização de crianças de 10 e 11 anos.

As vacinas chegaram à Central Estadual da Rede de Frio e serão distribuídas para 22 municípios das regiões de saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM