Departamento de Serviços Funerários recebe doação de EPI’s da UFJF

Além das doações de luvas e máscaras, o Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios tem garantido suporte psicológico aos servidores por meio do apoio de outros setores da Prefeitura

Em meio a todas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores que atuam na linha de frente no combate à covid-19, está a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). E diante do cenário, toda ajuda é bem-vinda. Numa parceria entre Prefeitura e Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF-GV), a Coordenação do Projeto de Extensão Covid Zero viabilizou a doação de 80 máscaras face shield, 2.200 mil luvas e mais 2.700 máscaras para a proteção de 80 servidores do Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

A doação visa a garantir a proteção dos servidores municipais do departamento contra a contaminação pelo vírus covid-19, visto que, diariamente, tais funcionários lidam diretamente com os cuidados e procedimentos necessários para o enterro das vítimas acometidas pelo vírus.

Além disso, diante do aumento do número de casos, a SMOSU tem dado suporte aos funcionários por meio da Casa do Servidor, com realização de palestras com psicólogas, de modo a preservar a saúde mental daqueles que têm atuado de forma ativa neste contexto de pandemia.

“Em razão da pandemia, tem havido um atraso na entrega dos equipamentos adquiridos pelo Município e, diante desse contexto, a doação da UFJF-GV veio em boa hora. Desde que assumi a diretoria do departamento, o aumento no número de óbitos em razão da pandemia tem trazido um desgaste muito grande para os funcionários, diante do sofrimento das famílias atendidas [no departamento]. Diante disso buscamos ajuda na própria estrutura da Prefeitura, com o objetivo de dar suporte a esses servidores. A Casa dos Servidores nos atendeu prontamente com duas psicólogas, que reuniram os servidores numa área aberta e promoveram um momento de escuta e diálogo, com o objetivo de trazer mais tranquilidade ao ambiente de trabalho e para que os nossos funcionários possam continuar a prestar um serviço de qualidade à população”, relatou o diretor do departamento, Jurandir Almeida Nicolau.

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