Técnico Paulo Schardong destaca possibilidade de dar ritmo aos atletas e também buscar a equipe ideal e a forma de jogar
A pré-temporada do Democrata completou um mês nesta semana e a equipe valadarense segue os preparativos para poder entrar bem preparada na disputa do Campeonato Mineiro. Até a estreia contra o Patrocinense, que está marcada para o dia 26 de janeiro, a Pantera disputará mais três amistosos. Nesta semana o elenco treinou no campo do Coopevale, já que o gramado do Mamudão passa por uma reforma.
Na próxima quarta-feira (12) o Democrata vai até a cidade de Cachoeiro do Itapemirim para enfrentar o Estrela do Norte, jogo que acontecerá no estádio do Sumaré, às 19 horas. Depois a Pantera terá dois jogos em Valadares: no dia 16 de janeiro enfrenta o Real Noroeste, enquanto o amistoso contra o Nova Venécia será no dia 20 de janeiro. Segundo o gerente de futebol, Tiago Pais, o local e o horário dos dois amistosos na cidade ainda serão decididos.
Nesta pré-temporada, a Pantera venceu a Seleção de Itanhomi por 1 a 0, em jogo-treino realizado no dia 19 de dezembro, no Estádio Nogueirão, em Itanhomi. Já no dia 22 de dezembro, Democrata e Real Noroeste ficaram no 1 a 1, em amistoso disputado no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, Espírito Santo.
O técnico Paulo Schardong ressalta a possibilidade de buscar a melhor equipe e dar ritmo a todo o elenco nesses três últimos amistosos que ainda irão acontecer. “Os amistosos servem para achar uma base de equipe e dar ritmo para todos os atletas. O último amistoso pode ser no Mamudão, caso a reforma que estão fazendo seja concluída, e aí sim vai dar um volume maior de jogo para a equipe que achamos ideal para iniciar o Mineiro. Mas temos esses três amistosos até a nossa estreia, que nos ajudará buscar a equipe ideal. Os atletas vêm se mostrando dentro de suas características, alguns jogadores com ritmo diferente de outros, porque alguns jogaram mais ano passado e outros menos, mas a parte física tentará igualar a todos para deixar em igualdade de condição para estar à disposição”, disse.

Schardong conta que a pré-temporada tem sido muito produtiva e fala sobre as novas possibilidades que teve para montar o elenco. “Completamos um mês de pré-temporada e temos alguns jogadores com características diferentes que não tivemos no trabalho passado, até pelo fator idade. No Módulo II, a faixa etária era sub-24 e agora, sem limite de idade, buscamos jogadores mais experientes com as características que necessitamos, com possibilidades de mexer na equipe tanto defensivamente e ofensivamente.”
De acordo com o técnico, a média de idade do elenco atualmente é de 24,7, que segundo ele é uma média boa, e está confiante para esta temporada. “Temos jogadores experientes e estamos mesclando com a juventude, mas posso dizer que é um grupo com atletas com boa rodagem que já jogaram diversos campeonatos pelo Brasil. Temos a plena convicção de que vamos fazer uma competição bem adequada. O nosso primeiro grande propósito é garantir a classificação em uma competição nacional para 2023. Temos também que buscar algo maior e quem sabe ao final da primeira fase do Mineiro conseguirmos a classificação para as semifinais, respeitando as equipes. Mas temos que pensar grande e trabalhar muito para isso acontecer. É isso que temos feito, e se Deus quiser vai dar muito certo com essa equipe que montamos.”