[the_ad id="288653"]

Defesa Civil Nacional alerta sobre onda de frio intenso que atingirá grande parte do País

Trabalho em parceria com o Ministério da Cidadania e outros órgãos vai garantir o abrigo temporário para pessoas em situação de rua

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), alerta sobre os riscos devido à proximidade de uma forte massa de ar frio que atingirá o País nos próximos dias. Com isso, ocorrerá uma queda acentuada de temperatura em diversas regiões, com destaque para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Para enfrentar o problema, o MDR articulou ações de preparação e proteção da população mais vulnerável – especialmente as pessoas em situação de rua –, com orientações sobre medidas de enfrentamento e de preparação para a situação crítica.

Órgãos federais, como o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ministério da Saúde e o Programa Pátria Voluntária, além das Defesas Civis estaduais e municipais, também foram acionados para contribuir no atendimento ao público.

“É um momento de todos trabalharmos juntos para que as pessoas sejam abrigadas e estejam protegidas antes que chegue a frente fria. É por isso que estamos nos antecipando, com uma ação proativa para que possamos mobilizar as pessoas e enfrentar a situação com a menor quantidade de danos possíveis”, destaca o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas.

Um dos resultados já alcançados foi que a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (SNAS), por exemplo, acionou a rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para garantir o abrigo temporário das pessoas em situação de rua. A atuação das equipes de abordagem social nos territórios e a atenção com moradores de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais também será reforçada.

Informações via SMS

A partir do sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, os estados da região Sul e Goiás já realizaram o envio de notificações à população em geral por meio de mensagens SMS. Os avisos atingiram mais de 700 mil pessoas cadastradas e falam da perspectiva de frio intenso, recomendando ações de proteção.

Para aderir ao serviço, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie sair e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que regulamenta apostas esportivas

🔊 Clique e ouça a notícia Medida tributa empresas e apostadores e define regras de exploração BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o Projeto de