[the_ad id="288653"]

Como planejar refeições congeladas para facilitar a rotina semanal sem enjoar

FOTO: Pexels

Cansado dos mesmos pratos todos os dias? Conheça estratégias para você adotar e variar as suas refeições diárias

Preparar refeições congeladas, ou as famosas marmitas, é uma ótima forma de garantir mais praticidade para sua semana. Desse modo, você não precisa gastar tempo na cozinha todos os dias para preparar seus pratos: você pode separar um dia da semana para preparar tudo de uma vez, economizando um tempo precioso.

Portanto, uma ótima ideia para aproveitar um novo freezer vertical em sua casa é utilizá-lo para guardar suas refeições para a semana toda. No entanto, qual é a melhor forma de planejar esses pratos? Como organizá-los de maneira que você não se canse de comer os alimentos? Saiba como variar o seu cardápio (e manter uma dieta saudável e saborosa) no texto abaixo.

Elabore um cardápio de marmitas variado

Se a ideia é não enjoar de comer as mesmas coisas, o segredo está em providenciar um cardápio variado para congelar. Quando se tem uma lista de opções, torna-se muito mais fácil ter aquilo que você gosta de comer à disposição, sendo possível descongelar a refeição em poucos minutos.

Para isso, é importante que a variedade não se restrinja apenas às proteínas. Ou seja, além de variar em diferentes tipos de carne, também é importante variar em outros alimentos que compõem suas marmitas congeladas, como vegetais, legumes e carboidratos. Por exemplo, você pode substituir o arroz por macarrão ou batata em alguns dias. Já os vegetais e legumes são naturalmente ricos em variedade, permitindo que você explore diversas possibilidades para criar refeições únicas e saborosas.

Outro segredo para fugir da monotonia é apostar no uso de temperos diferentes. Eles ajudam a dar um sabor especial aos alimentos, renovando o gosto daqueles que você pode estar cansado de comer diariamente. Para isso, não hesite em explorar novas combinações para variar ainda mais suas opções.

Tendo tudo isso em vista, é mais fácil se organizar, criando um cardápio semanal de quais refeições você irá preparar e congelar. Além de diversificar sua alimentação, esse hábito é bastante útil para ganhar tempo na cozinha e no supermercado. Afinal, você já saberá de antemão o que irá precisar para cozinhar, podendo comprar apenas aquilo de que necessita e na quantidade certa para suas refeições.

Teste novas receitas

Aproveite que a sua ideia é variar o cardápio o máximo possível e não tenha medo em experimentar novas receitas. Afinal, não se deve ignorar o fato de que a escolha dos alimentos influencia diretamente no apetite, incluindo quando se preparar marmitas e porções congeladas para a semana toda.

Desse modo, deixe de lado aquela ideia de que é apenas no fim de semana ou em uma data especial que você deve comer uma comida gostosa e diferente. Dedique um tempo para experimentar novos alimentos, testar receitas ou preparar aquele seu prato preferido, distribuindo essas refeições ao longo da semana.

Um dos benefícios desse experimento é que é outra forma de ampliar o seu cardápio diário e evitar cair na rotina. Isso sem abrir mão da praticidade que as refeições congeladas oferecem para o dia a dia, mas aumentando o prazer e a lista de sabores. Com isso, você garante que suas marmitas sejam saudáveis, gostosas e acessíveis, evitando “enjoar” de consumi-las.

Separe por porções individuais

As marmitas prontas são montadas como se fossem um “pacote”, podendo ter algum alimento que você não é muito fã. Porém, as marmitas que você prepara para congelar não contam com esse lado negativo. Pelo contrário: com planejamento, você pode investir em inúmeras combinações, evitando que as refeições sejam as mesmas todos os dias.

Essa estratégia oferece mais flexibilidade de sabores, sem abrir mão da praticidade e sem gastar mais tempo por isso. Para que você tenha sucesso nessa mistura, é preciso que os alimentos sejam congelados em porções individuais. Assim, os potes devem ser guardados contendo apenas carboidrato, vegetais ou proteínas. Quando for esquentar a comida, será preciso apenas escolher uma opção de cada vasilha para montar o seu prato do dia, de forma saudável e equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM