Nos últimos anos, Belo Horizonte despontou como uma ótima cidade para viver no Brasil, muito por conta da sua infraestrutura e qualidade de vida.
Por conta disso, o mercado imobiliário da cidade cresceu muito, trazendo oportunidades tanto para quem vive na região quanto para quem investe.
Com o bom momento do mercado, os preços dos imóveis começaram a crescer, aumentando o preço tanto do aluguel quanto da compra.
Por exemplo, segundo dados da FipeZap o valor de um apartamento em Belo Horizonte subiu 12.5% em 2024, o que é um número considerável.
Essa valorização acontece por diversos fatores, que vão desde o crescimento econômico da cidade até a oferta limitada da região.
Se você quer saber todos os motivos que fizeram o valor dos imóveis em Belo Horizonte ter aumentado nos últimos anos, continue acompanhando este artigo!
Alta demanda
Em primeiro lugar (e talvez o mais óbvio), o aumento no preço do metro quadrado em Belo Horizonte é um sinal da alta demanda por imóveis na região.
Nos últimos anos a cidade passou por um grande crescimento, o que impulsionou o mercado de trabalho da região.
Como consequência, muitas pessoas se mudaram para a região ou até mesmo tiveram condições de adquirir um imóvel melhor, o que fez o mercado esquentar e aumentar o preço do metro quadrado.
Além disso, investidores começaram a ver o mercado imobiliário da cidade com outros olhos e estão aplicando dinheiro tanto no mercado de venda quanto no de aluguel.
Oferta limitada
Apesar da procura por imóveis em Belo Horizonte, a oferta atual não consegue suprir a demanda, o que tende a valorizar ainda mais a região.
Vale ressaltar que alguns bairros como o Savassi, Sion, Funcionários e Lourdes tem um valor de metro quadrado alto, e agora, com a baixa oferta, está ainda mais caro.
Para contornar o problema, muitas pessoas começam a procurar imóveis em regiões próximas, o que gera um aumento no valor dos imóveis na região.
Inflação
A inflação foi outro fator principal no aumento do preço do metro quadrado em Belo Horizonte.
Para imóveis novos ou em construção a inflação apresenta ainda mais problemas, tendo em vista que ela afeta diretamente o valor dos materiais de construção.
Como consequência, o valor dos imóveis em Belo Horizonte tende a aumentar, valorizando ainda mais a região.
Infraestrutura
Sem dúvidas, a cidade de Belo Horizonte conta com uma ótima infraestrutura, o que atrai mais moradores para a região.
A região possui diversos mercados, shoppings, lojas, hospitais, escolas, faculdades, entre outros locais e instituições.
Tudo isso facilita a vida dos moradores, que vivem em uma cidade com uma das melhores infraestruturas do país.
Qualidade de vida
Outro grande ponto positivo de Belo Horizonte e que ajuda a valorizar o mercado imobiliário regional é a ótima qualidade de vida da cidade.
Belo Horizonte é considerada segura e, por conta de sua ótima infraestrutura, muitas pessoas decidem se mudar para a cidade.
Aliás, a cidade é considerada segura, o que é outro atrativo que aumenta ainda mais a qualidade de vida do local.
Portanto, o aumento no preço do metro quadrado da cidade acontece pela soma de fatores como alta procura por imóveis, boa infraestrutura e qualidade de vida acima da média.
Cidade em crescimento
Por último, mas não menos importante, o crescimento que Belo Horizonte está passando nos últimos anos tem impulsionado o preço dos imóveis na região.
Além do crescimento no número de imóveis à venda e para aluguel, mais empreendimentos estão sendo construídos a cada ano, o que aumenta as opções.
E não são só os imóveis residenciais que estão crescendo na reunião, pois os imóveis comerciais também estão ganhando bastante espaço.
Com isso, a infraestrutura da cidade fica cada vez melhor, o que ajuda não só a aumentar o preço do metro quadrado, mas também a qualidade de vida.
E você, gosta de morar em BH? Conta pra gente como é a sua experiência pra gente nos comentários!