Dançar faz bem à saúde: especialistas destacam benefícios físicos e emocionais

Quando o assunto é ter uma vida saudável, é impossível não falar de exercícios físicos. No entanto para quem não gosta muito de academia, a dança pode ser uma ótima opção.

A personal trainer Patrícia Magalhães destaca que a dança é uma atividade física que proporciona ganhos em todos os aspectos. “Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para a saúde. Podem melhorar o sistema cardiovascular, aumentar o fluxo sanguíneo, reduzir as taxas de colesterol, combater a hipertensão, favorecer a respiração correta e também ajudar nas defesas do organismo. [A dança] é perfeita para combater o sedentarismo, principalmente depois dessa pandemia, em que muitos perderam o hábito de se exercitar.”

Segundo a personal, a dança ajuda a tratar e a prevenir diversas doenças, como hipertensão, doenças cardíacas, osteoporose, câncer, diabetes, além de aumentar a expectativa de vida.

“Os músculos das costas são bastante trabalhados na dança, independentemente do ritmo escolhido, o que faz com que eles se fortaleçam, aliviando as dores. A dança é responsável pela queima de calorias. Na dança de salão, por exemplo, são eliminadas em média 400 calorias por hora de movimentação; já na zumba podem ser queimadas até mil calorias em uma hora de aula, por isso ela ajuda a manter o peso corporal saudável”, explica Patrícia.

Anndreza Magalhães, que é nutricionista e professora de dança, acompanha de perto essas mudanças proporcionadas pela dança. De acordo com ela, algumas pessoas procuram as aulas com prescrição médica. “Eu dou aulas em grupo há três anos e aulas particulares há oito anos. Como professora, vejo muito as mudanças que a dança causa. Tem alunos que entram na aula de dança por prescrição médica, para tratar algumas doenças psicológicas, como a depressão. A autoestima e a saúde mental são as primeiras coisas, uma vez que, além de aprender uma dança, exercitar o corpo e a mente, também há um novo grupo sociável, que acaba se tornando uma família.”

A psicóloga Elizabeth Dias afirma que os exercícios são recomendados para todos que querem uma boa qualidade de vida. A dança e os exercícios são essenciais e até recomendados pelos médicos no tratamento de depressão e ansiedade. “A prática de exercícios é uma recomendação comum dos profissionais. Eles estimulam a produção de hormônios que são importantes para sentirmos prazer e felicidade, além de serem parte importante no tratamento da depressão e da ansiedade”, explica.

BENEFÍCIOS

• Fortalecer os músculos;

• Aumentar a flexibilidade;

• Melhorar a coordenação motora;

• Queimar calorias;

• Estimular o ganho de massa muscular;

• Tonificar diversas partes do corpo, como abdome e core;

• Reduzir dores;

• Aumentar o condicionamento físico, bem como a frequência cardíaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM