Criação dos pais da atualidade tem agradado os filhos

Não existe uma receita a ser seguida. Entretanto, a torcida é para que tudo fique bem tanto para os pais quanto para os filhos

A partir dos anos 70, a sociedade sofreu uma grande transformação, com a revolução sexual e outros conceitos considerados mais conservadores. De lá pra cá, costumes e valores passaram a ser vistos de outra forma e muitos conceitos foram questionados, entre eles a educação mais tradicional. Desde então, ergueu-se a bandeira da educação mais liberal, já que a mais repressora passou a ser vista como a causadora de possíveis traumas futuros.

Os pais da atualidade se lembram que no passado eles eram tratados como criança adulta, sem direitos e opiniões, e muitas das vezes “sem poder ser criança de verdade”.

Por sua vez, os filhos contemporâneos são o oposto do passado. Muito se tornaram crianças com desejos prontamente realizados, por medo dos traumas. Mas não existe uma receita a ser seguida. Entretanto, a torcida é para que tudo fique bem tanto para os pais quanto para os filhos.

Para a psicanalista Aline Ferreira, o pai é uma figura representativa e importante para o desenvolvimento do filho, e essa relação deve ser vivida em conjunto na família.

“O pai é representante de força, de amor e acolhimento. Para a criança, o papel do pai que acolhe, mas que também limita, é extremamente importante para o indivíduo conseguir atravessar suas fases psíquicas. Lembrando que o pai  é uma figura representativa para uma criança: o papel mais importante é escutar essa criança ou esse jovem, com a presença do limite, para assim criar filhos emocionalmente saudáveis e os filhos ouvirem seus pais, entendendo que as demandas, já enfrentadas por eles, são uma forma de amor. A psicanálise permitiu uma melhora na relação entre pais e filhos.”

“O  papel mais importante é  escutar essa criança ou esse jovem, com a presença do limite, para assim criar filhos emocionalmente saudáveis”, ressalta Aline (Foto: Arquivo pessoal)

O Dia dos País é comemorado no Brasil todos anos no segundo domingo de agosto. Mas, qual tem sido a preocupação do pai com o filho? A internet? O trânsito? (Muitos jovens morrem no trânsito por imprudência, principalmente condutores de moto.) A educação? O primeiro emprego? O namoro? A opção sexual?

Do outro lado, como é a reciprocidade dos filhos em relação aos pais? O que o filho de hoje curte mais no seu pai, já que na atualidade não existe mais a opressão de tempos atrás. Qual é o melhor exemplo que um pai pode dar para o filho? 

Para Jailson Oliver, uma de suas maiores preocupações é a educação da filha Ághata Victoria Justino, de 15 anos, agregada com a relação com o mundo da internet.

“Eu preocupo muito com a internet, que está aí tanto para o mal, e não temos controle total do que estão vendo. Hoje me preocupo não só com a educação da minha filha Ághata, como também com a educação dos filhos dos meus amigos. As pessoas confundem educação com conhecimento, porém, existe diferença. A educação vem dos pais, do que ensinamos para nossos filhos; já o conhecimento está na escola e no mundo. A educação é responsabilidade do pai e da mãe. Confesso que está complicado, porque, quando nossos filhos ganharem o mundo, eles podem distorcer a educação que foi dada pela família, e isso me preocupa. Não vejo problema em relação a namoro, porque isso vai acontecer, e jamais podemos interferir no sentimento dos nossos filhos. Esperamos que eles encontrem alguém que vá dar muito amor e carinho”, opina.

Ághata, filha única de Jailson, vê na educação do pai um exemplo a ser seguido. Diz ainda que pretende levar os ensinamentos dele para o resto da vida. “Meu Pai é minha inspiração, meu super-herói. Vejo nele todas as qualidades que quero ter e me inspiro para ser assim, igualzinha a ele. Admiro todo o seu esforço em manter a nossa família sempre bem, em todos os sentidos, e desejo que seja sempre assim. Farei de tudo para ele sentir orgulho de mim e ajudá-lo nessa missão, porque eu amo ele demais e quero sempre ver ele bem. Feliz Dia dos Pais.”

“Admiro todo o seu esforço em manter a nossa família sempre bem”, confessa Ághata, filha de Jailson (Foto: Arquivo pessoal)

Liz Morena Rodrigues Jacarandá é filha de Luís Gustavo Rodrigues. Ela vê no pai uma pessoa dedicada ao trabalho e com valores. “Vou começar dando um feliz Dia dos Pais. O que eu curto no meu um pai varia muito. Amo o jeito que meu pai leva a vida, de uma forma muito leve. Acho ele cuidadoso, porém, me lidera e me compreende às vezes, mas juntos conseguimos sempre ter um diálogo. Amo também a forma como ele conduz a minha educação e a do meu irmão. Acho que ele é um exemplo de honestidade, zelo, proteção e amor. Tenho meu pai como um excelente exemplo na profissão e em valores gerais.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM