CRAEDI: Prefeitura de Valadares inaugura o maior Centro de Inclusão de Minas Gerais

O Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI) agora tem uma nova sede. O prédio, que foi a antiga Escola João Paulo Pinheiro (João Linhares), passou por reformas que duraram quase dois anos e transformaram o espaço no maior Centro de Inclusão de Minas Gerais. São 1.945 metros quadrados de área, toda planejada e adaptada para receber seus alunos. A inauguração será dia 3 de fevereiro, às 10 horas, celebrando assim mais um marco na educação municipal de Valadares. O CRAEDI fica na Rua Israel Pinheiro, nº 4211, bairro de Lourdes.

Antes, o CRAEDI funcionava em um prédio alugado, onde atendeu cerca de mil crianças. Com a nova sede, os serviços serão ampliados e ele receberá ainda mais alunos, cumprindo assim o seu papel, afinal, educação inclusiva é aquela que garante uma alta qualidade de ensino a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade, respondendo a cada um de acordo com suas necessidades e potencialidades.

Na nova sede, os alunos vão encontrar uma piscina adaptada, playground inclusivo e banheiros adaptados. No total, são 24 salas climatizadas, além de um laboratório de ciências e um trocador infantil. O espaço tem piso podotátil e totem de identificação em braile, assim como placas sinalizadoras.

Serão oferecidos atendimentos de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação física. Futuramente, a sede vai contar com psicomotricidade (técnica que promove o desenvolvimento cognitivo e afetivo através da realização de movimentos organizados e integrados).

O novo CRAEDI recebeu o nome de “Dr. Dilermando Dias Miranda” em homenagem aos relevantes serviços prestados pelo gastroenterologista à população de Governador Valadares.

A reforma da nova sede

A obra contemplou a execução e revisão de toda a rede de drenagem, esgoto e água. Uma nova rede elétrica foi instalada no prédio, incluindo um novo padrão de entrada de energia. Uma piscina adaptada foi construída do zero e os banheiros reformados – toda a estrutura atende a normas de acessibilidade.

A cozinha e a despensa passaram por uma reforma geral e foi construída uma área de serviço. O telhado também recebeu uma revisão geral, além de reparos e instalação de novas esquadrias, revitalização de pintura geral e novo paisagismo. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) para a realização da reforma.

Mesa Alfabetizadora – Positivo

Os alunos do CRAEDI também vão encontrar 16 Mesas Alfabetizadoras do Positivo. Totalmente adaptada para a educação inclusiva, a Mesa tem recursos de acessibilidade como blocos com letras e etiquetas em Braille, datilologia (língua de sinais), sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa.

O objetivo é utilizar a tecnologia para alfabetizar as crianças. Assim, elas aprendem a ler e a escrever brincando, o que contribui para o seu desenvolvimento. (Informações SECOM /PMGV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM