Covid-19: Valadares sinaliza estabilização no número de casos e mortes

Governador Valadares registrou duas mortes causadas pela Covid-19 nesse fim de semana. De sábado (15) para domingo (16) foram registrados, em 24 horas, 27 novos casos no município. Os números indicam uma leve estabilização na taxa de contágio e óbitos, o que significa uma ótima notícia para a rede pública de saúde, que passou perto de um colapso na ocupação de leitos de UTI nos últimos dois meses. Acompanhe o balanço do fim de semana.

Número de casos

O número total de pessoas que já foram infectadas pela doença em Valadares chegou a 5.249. Deste número, 4.858 pacientes já estão recuperados da doença — considera-se recuperado aquele paciente que passou pelos 14 dias de quarentena e que não apresenta mais sintomas. Entretanto a cidade ainda está na lista dos municípios com maior número de casos no Leste de Minas. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

O número de mortes chegou a 179. Contudo, o que voltou a levantar questionamentos é o número de casos e mortes que ainda estão em investigação. Ao todo, 32 óbitos ainda estão em investigação.

Pelas redes sociais, amigos e parentes questionam a demora dos resultados e a angústia de não saber se a pessoa de fato estava com o novo coronavírus ou não.

Boletim epidemiológico deste domingo (16)

De acordo com o boletim, a cidade tem atualmente 291 casos suspeitos de Covid-19 em investigação. Deste número, 32 pessoas morreram, 12 estão internadas em enfermaria, 8 em leitos de tratamento intensivo (UTI) e outras 239 estão em isolamento domiciliar.

A cidade já soma 14.786 notificações de Covid-19, sendo que 9.246 já estão concluídas, 8.497 tiveram alta por critério clinico, enquanto 749 por exames laboratoriais.

Queda na taxa de ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Municipal e do Hospital Bom Samaritano se mantém em 45,8%. Enquanto a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais particulares na cidade caiu para 60%. 22 pacientes estão internados na rede pública de saúde (SUS e Samaritano) e 176 pacientes ainda cumprem o isolamento domiciliar. 

Fiscalização

Esse foi o primeiro fim de semana que Governador Valadares começou a nova fase do programa Minas Consciente, passando da Onda Vermelha para a Onda Amarela. O que significa uma flexibilização maior do comércio na cidade, podendo reabrir autoescolas, salões de beleza e bares. Porém, com o decreto mais flexível, as pessoas tendem sair mais nas ruas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Governo informou que recebeu nesse fim de semana diversas denúncias relacionadas com o desrespeito ao isolamento social por parte de bares, quadras e demais estabelecimentos que serão autuados, com abertura de processo administrativo para geração de multas.

De acordo com a Prefeitura em caso de reincidência, os locais serão interditados.

Minas Gerais

Minas Gerais chegou a 175.715 casos pelo novo coronavírus e 4.223 mortes, nesta segunda-feira (17), segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nas últimas 24 horas foram 1.313 novos infectados e 91 óbitos. Dentre os doentes, 142.118 já se recuperaram enquanto 29.374 estão em acompanhamento. O Estado já tem 827 municípios com casos da doença, e em 452 houve mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM