Covid-19: Valadares registra quatro mortes no fim de semana

Cidade agora soma 186 mortes causadas pela doença

Governador Valadares registrou quatro mortes causadas pela Covid-19 nesse fim de semana. De sábado (22) para domingo (23) foram registrados, em 24 horas, 7 novos casos no município. Embora os números de óbitos são maiores do que o penúltimo fim de semana, o número de casos obteve uma queda significativa. Ao todo, já são 5.737 casos confirmados, sendo que 5.379 pessoas estão curadas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a curva da Covid 19 dá sinais de diminuição em Governador Valadares.

“Analisando os dados epidemiológicos do Município, é possível perceber que houve uma redução de casos e óbitos confirmados a partir da 30 (trigésima) semana epidemiológica (19/7 a 25/7). A perspectiva é que, se mantidas as medidas de prevenção e distanciamento social, teremos uma retração no percentual de contaminação na pandemia causada pelo novo coronavírus na cidade”

SMS

De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura, na sexta-feira (21) uma morte foi registrada. Trata-se de uma mulher, com idade entre 70 e 79 anos, com comorbidades. No dia seguinte, sábado (22), mais um óbito é confirmado. No domingo (23), foram três mortes: dois homens, um com idade entre 60 a 69 anos, sem comorbidades, e o outro, com idade entre 70 a 79 anos, com comorbidades. Além de uma mulher com idade superior a 80 anos, com comorbidades. A cidade ainda investiga 28 mortes.

Dentre as mortes ocorridas nesse fim de semana, está a do médico gastroenterologista Dilermando Dias Miranda, que estava internado em hospital particular.

Curados

5.379 pacientes já estão recuperados da doença — considera-se recuperado aquele paciente que passou pelos 14 dias de quarentena e que não apresenta mais sintomas. Enquanto 132 pessoas ainda estão cumprindo isolamento domiciliar.

Casos e mortes em investigação

Ainda de acordo com o boletim, a cidade tem atualmente 231 casos suspeitos de Covid-19 em investigação. Ou seja, 28 pessoas morreram, 14 estão internadas em enfermaria, 7 em leitos de tratamento intensivo (UTI) e outras 182 estão em isolamento domiciliar. Os resultados dos óbitos em investigação ainda demoram ser divulgados.

Taxa na ocupação de leitos

Governador Valadares soma 15.520 notificações de Covid-19, sendo que 9.552 já estão concluídas, 8.497 tiveram alta por critério clínico, enquanto 749 por exames laboratoriais.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Municipal e do Hospital Bom Samaritano caiu de sábado para domingo para 54,2%. Enquanto a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais particulares na cidade subiu para 64%. 26 pacientes estão internados na rede pública de saúde (SUS e Samaritano).

Fiscalização redobrada e reabertura de academias

Esse foi o segundo fim de semana que Governador Valadares entrou na nova fase do programa Minas Consciente, passando da Onda Vermelha para a Onda Amarela. O que significa uma flexibilização maior do comércio na cidade, podendo reabrir autoescolas, salões de beleza e bares. Entretanto, na última semana, a Secretaria Municipal de Governo teve que redobrar a atenção quanto à fiscalização de bares e botequins, que estavam desobedecendo os protocolos de distanciamento e aglomeração. Os locais foram autuados, com abertura de processo administrativo para geração de multas.

De acordo com a Prefeitura em caso de reincidência, os locais podem ser interditados.

No sábado (22) foi também o dia da inclusão de academias de ginástica na Onda Amarela do Minas Consciente. A flexibilização foi deliberada pelo Comitê Executivo do Estado, que analisou o cenário atual da pandemia e identificou a possibilidade de antecipar a reabertura do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM