[the_ad id="288653"]

Covid-19: Prefeitura acolhe população em situação de rua em tempos de pandemia

Serviços da Assistência Social acolhem 50 moradores em situação de rua e garantem alimentação e higiene. Outro espaço já está preparado para acolher mais pessoas

Neste tempo em que todo o mundo está mobilizado para a prevenção ao coronavírus – doença que já matou 201 pessoas no Brasil – o que mais se pede às pessoas é que “fiquem em casa”, medida considerada uma das mais eficazes para evitar a propagação. Mas, e quando se trata das pessoas que não têm casa? Com a pandemia, o Abrigo Noturno da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) passa a atender, durante as 24 horas do dia, a população em situação de rua, oferecendo café da manhã, almoço, jantar e lanches, garantindo também a higiene e estadia.

Ao todo, aproximadamente 50 pessoas estão recebendo os cuidados do Município, tudo para garantir mais dignidade e evitar que este público também esteja exposto aos riscos da Covid-19. Segundo a gerente de Proteção Especial da SMAS, Maricléia Leila Lourenço, eles recebem também outros cuidados especiais.

“Normalmente o abrigo atende no período noturno, mas por conta da pandemia tivemos que realizar uma reestruturação do trabalho, e agora a população de rua está sendo acolhida durante 24h. Amanhã vão receber corte de cabelo. Além disso, a gente tem todo o cuidado de garantir serviços essenciais como consultas médicas, acompanhamento e atividades de lazer. Temos uma equipe bem preparada e, graças a Deus, tudo está correndo bem”, disse.

Caso o Abrigo Noturno exceda a quantidade de 50 pessoas, a Secretaria de Assistência Social preparou um novo espaço, com capacidade para 150 pessoas, para abrigar mais moradores em situação de rua que desejarem ser acolhidos.

Centro POP

Além do Abrigo Noturno, o Centro POP também oferece refeições, como café da manhã, café da tarde, e espaço para que as pessoas possam tomar banho e garantir a higienização. O Centro POP fica na rua Belo Horizonte, 816 – Centro. O funcionamento é das 7h às 17h.

O trabalho da Secretaria de Assistência Social tem o apoio de outros setores do município, como a Secretaria de Educação (Smed) e de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que regulamenta apostas esportivas

🔊 Clique e ouça a notícia Medida tributa empresas e apostadores e define regras de exploração BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o Projeto de