Covid-19: Dom Cavati tem quatro casos da variante delta detectados

Pacientes já passaram pela quarentena, evoluíram bem e já estão em casa

Na tarde de ontem (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Dom Cavati recebeu o diagnóstico de quatro pacientes positivos para a variante Delta do coronavírus. O anúncio foi feito por Ycaro Salgado, médico responsável pelo setor de covid do município, junto com a enfermeira responsável pela unidade, Jucielly Alice. Apesar do diagnóstico, os pacientes são vacinados, passaram pela quarentena e já estão em casa.

Ycaro Salgado revelou que a descoberta veio após uma leva de testes moleculares, que, após análises, identificaram casos atípicos de covid. No entanto, destaca que o Município tem trabalhado para evitar a proliferação da variante. “A transmissibilidade é maior e chega a ser o dobro das outras variantes. Os índices de complicações da doença são maiores nessa variante e a cobertura vacinal ainda é incerta. Por isso, é importante que as medidas individuais sigam sendo feitas. Estamos trabalhando com o máximo de recursos e dedicação para que não se espalhe essa variante”, disse.

Já segundo a enfermeira Jucielly Alice, os quatro pacientes já eram vacinados. Portanto, passaram pela quarentena, tiveram uma evolução favorável e já estão em casa. Ela explicou que dois deles eram da mesma família e outros dois não tinham vínculo.

Orientações  

A Prefeitura de Dom Cavati postou o vídeo do esclarecimento e também informações sobre a variante Delta, ressaltando que é uma linhagem inicial Alpha (surgida no Reino Unido), que foi primariamente descoberta na Índia e que se expandiu rapidamente por todo o mundo, destacando-se por seu poder de transmissibilidade.

Em junho, dados demonstraram uma efetividade de 92% da vacina AstraZeneca para hospitalizações contra a variante Delta. Agora, um novo estudo coordenado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, aponta que as vacinas Pfizer e AstraZeneca, no Brasil produzida pela Fiocruz, também garantem proteção contra a infecção pela variante Delta da covid-19.

As alternativas para enfrentar essa variante são as mesmas que da variante Alpha: higienização de mãos, uso de máscaras adequadas, distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas (quanto maior a distância, maior a proteção, principalmente frente às cepas de alta transmissibilidade, como a variante Delta), evitar aglomerações e priorizar estar vacinado com duas doses da vacina contra a covid-19.

*Com informações da Ascom de Dom Cavati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

PM prende suspeito por furtar loja e farmácias

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUAÇU – Nessa quarta-feira (27), um homem suspeito de furtar estabelecimentos comerciais em Manhuaçu foi detido pelas autoridades na cidade de Ibatiba, em Espírito