Conheça alguns efeitos do uso excessivo de telas

FOTO: Freepik

Desligue o celular e conecte-se com você

Seja por causa da facilidade de acesso dos aparelhos eletrônicos, do aumento do trabalho remoto ou do uso das telas para entretenimento, o tempo em que as pessoas passam on-line cresceu nos últimos anos. A tecnologia, bem como a internet e as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas. É preciso, no entanto, estar ciente dos prejuízos que o tempo conectado pode causar à saúde.

De acordo com um estudo realizado pela Data.AI, o Brasil é o segundo país que mais passa tempo na internet, com uma média diária de 5,3 horas. A Indonésia ocupa a primeira posição, com uma média de 5,7 horas.

O estudo também mostra que a tendência de permanecer mais tempo conectado tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Em 2019, os usuários brasileiros passavam em média 4,1 horas on-line. No ano seguinte, durante o primeiro ano da pandemia, esse índice aumentou significativamente para 5,2 horas.

Problemas de saúde

O uso excessivo de tecnologia pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo insônia, isolamento social, ansiedade e estresse. A psicoterapeuta Elizabeth Dias afirma que esses problemas são preocupantes, pois podem ter um impacto negativo na qualidade de vida dos usuários. “As tecnologias são ferramentas poderosas que podem facilitar muito o dia a dia, mas também podem nos prejudicar se não forem usadas de forma responsável e consciente”, afirma Dias. “Todo o tempo nossos sentidos são bombardeados de estímulos seja por meio das telas de aparelhos eletrônicos, lâmpadas de comércios e escritórios, barulhos, conversas e até mesmo notificações no celular. Tudo isso pode causar uma sobrecarga e, por isso, é importante praticar o descanso sensorial, que é poupar seus sentidos de estímulos durante a rotina”.

Ao contrário do que muitos pensam, descansar não é apenas dormir. De acordo com Dias, existem vários tipos de descanso e o sensorial é importante para controlar a ansiedade e o nível de estresse. “O psiquiatra Augusto Cury, um dos escritores da área mais lido do mundo, é um estudioso da ansiedade. Ele estabeleceu uma relação direta entre o excesso das redes sociais e a elevação do nível de ansiedade e estresse. A pessoa que não prioriza o descanso sensorial pode ir se tornando, aos poucos, mais ansiosa e chegar a desenvolver o transtorno. Os níveis de estresse também podem se elevar, o que pode trazer inúmeros outros danos não só mentais, mas físicos”, explicou.

Causas do uso excessivo de telas

1 – Vista cansada

2 – Risco de surgir problemas de vista

3  – Dor de cabeça

4 – Dificuldade de concentração

5 – Afeta a qualidade do sono

6 – Agravamento da depressão

7 – Dependência virtual

8 – Pode afetar o desenvolvimento da fala em crianças

9 – Aumento da irritabilidade

10 – Ansiedade e estresse

Como controlar o uso da tecnologia?

A psicóloga Elizabeth sugere algumas formas de controlar o uso das tecnologias. “Uma coisa simples que podemos fazer é não trabalhar ou estudar com muitas abas de navegação abertas. Isso nos impede de ficar constantemente verificando as redes sociais, como o Instagram e o Twitter. Podemos também reservar momentos específicos para usar as redes sociais e evitá-las quando já estamos trabalhando em outra coisa. Também acho interessante as famílias colocarem limites para o uso das tecnologias. Por exemplo, podemos combinar de não levar o celular para a mesa de jantar, estabelecer um horário para desligar os aparelhos ou o wi-fi e desconectar do celular”.

Além disso, segundo Dias, outra sugestão é reservar um dia, ou o final de semana inteiro, para descansar sensorialmente. Ou seja, ficar um dia sem usar as redes sociais, sem assistir séries ou filmes, ou jogar videogames.

“Isso pode parecer difícil no começo, mas é muito importante para dar um tempo aos nossos sentidos e relaxar. Podemos aproveitar esse tempo para fazer coisas que gostamos, como ler, ouvir música, passear ou passar tempo com amigos e familiares, coisas que nos conectam com nossa essência e ajudam a descansar a mente”, diz Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como