[the_ad id="288653"]

Confira receitas para inovar na ceia de Natal

FOTO: Alain Uzan

Para fugir do tradicional peru de Natal, convidamos um chef para apresentar uma receita super deliciosa

GOVERNADOR VALADARES – No Natal é comum que as famílias celebrem o nascimento de Jesus com uma saborosa ceia, sendo essa, aliás, a oportunidade perfeita para reunir as pessoas que amamos. Os pratos mais comuns nessa data são o peru, o salpicão e a farofa. Mas geralmente, a sobremesa fica por conta do pavê ou da rabanada, dois doces típicos dessa época do ano.

Apesar de todo o tradicionalismo, fugir do convencional na hora de montar a ceia pode ser uma ótima oportunidade para inovar e surpreender os convidados com novos sabores. Além disso, fugir dos alimentos típicos, que são altamente procurados nessa data, pode fazer com que os custos da ceia fiquem mais baratos e acessíveis.

Então para inovar na ceia de Natal, o chef de cozinha Gerardo Monge indica a bisteca ao molho charcutière com purê de batata. De acordo com o chef, a receita foi criada há mais de 300 anos e é um dos clássicos da culinária francesa. O molho leva esse nome porque era feito por açougueiros franceses, chamados de “charcutière”.

Bisteca charcutière com purê de batata

Ingredientes para a bisteca:

5 a 10 bistecas de porco (a bisteca pode ser substituída por lombo); 2 litros de água; 200g de sal; 5 pepinos em conserva picados; 3 colheres de sopa de farinha de trigo; ½ caixa de creme de leite; 6 colheres de sopa de manteiga; um maço de tomilho; azeite; 1 cebola amarela picada; ½ xícara de vinho branco seco; 1 xícara de caldo de carne; 2 colheres de mostarda; cebolinha; sal; pimenta do reino.

Para o purê:

5 batatas grandes; 1 caixa de creme de leite; 4 colheres de sopa de manteiga; 1 pitada de noz-moscada; sal; pimenta do reino.

Modo de preparo: do purê de batata:

– Cozinhe as batatas com casca em água com sal; verifique o ponto de cozimento das batatas com uma faca;

– Descasque as batatas quando ainda estiverem quentes, amasse-as e passe por uma peneira para obter uma textura lisa. Reserve.

– Em uma panela, coloque ¾ do creme de leite com 2 colheres de manteiga e a noz-moscada. Esquente, sem ferver.

– Adicione as batatas amassadas e mexa com um fouet, até dissolver no creme. Reserve até a hora de servir.

– Quando as bistecas estiverem prontas, adicione a manteiga e o creme de leite restante. Em seguida tempere com sal e pimenta do reino, e sirva imediatamente.

Bisteca charcutière:

– Misture as 200g de sal com os 2 litros de água e coloque as bistecas na mistura por 1h15. Assim, transcorrido esse tempo, seque bem as bistecas e descarte a água.

– Em uma frigideira, sele as bistecas em um pouco de azeite, sem amontoar, por 3 a 4 minutos de cada lado. Então na hora de virar as bistecas, adicione a manteiga e dois galhos de tomilho. Tampe as bistecas com papel alumínio e reserve.

– Na mesma frigideira, descarte o tomilho e o excesso de gordura. Refogue-as por 10 minutos em fogo baixo com a manteiga restante, a cebola e uma pitada de sal. Transcorrido esse tempo, adicione a farinha de trigo e deixe torrar por 3 minutos.

– Então adicione a pimenta do reino e um galho de tomilho;

– Acrescente o vinho e mexa bem para a farinha não empelotar. Quando o vinho evaporar completamente, acrescente o caldo de carne e deixe cozinhar até engrossar.

– Na hora em que o molho estiver fazendo borbulhas grandes, em fogo baixo, acrescente a mostarda, mexendo bem com um fouet, o pepino e o creme de leite. Finalize temperando com sal e com a cebolinha picada.

– Em seguida junte o molho com as bistecas e sirva, junto com o purê quente.

Sobremesa básica e deliciosa

A confeiteira Anna Flávia Acypreste gosta de buscar inovações para sair do básico e do tradicional nesta época do ano. “Gosto de pensar que muitas vezes conseguimos transformar receitas simples e que já fazemos no nosso dia a dia em uma nova sobremesa”, afirma Anna Flávia.

A confeiteira também conta que os clientes adoram novas propostas, e um dos sucessos é o bombom aberto de mousse de maracujá. Confira a receita e o modo de preparo.

Bombom aberto de mousse de maracujá

FOTO: Divulgação

Ingredientes para o mousse:

– 1 lata de leite condensado; 1 caixinha de creme de leite; 1 copo 250ml de polpa de maracujá (é interessante usar só a polpa, para dar o equilíbrio e o azedinho da fruta).

Para a ganache de chocolate:

– 1 e 1/2 lata de creme de leite; 300g de chocolate meio amargo ou blend, metade ao leite e metade meio amargo.

Modo de preparo do mousse:

– Bata todos os ingredientes juntos em um liquidificador.

Ganache:

– Em banho-maria ou no micro-ondas derreta o chocolate;

– Depois do chocolate derretido, acrescente o creme de leite e mexa bem. É necessário que o creme de leite esteja em temperatura ambiente.

Montagem da sobremesa:

– Despeje o mousse em uma travessa e armazene na geladeira por 30 minutos;

– Retire da geladeira e acrescente aos poucos a ganache até cobrir todo mousse;

– Em seguida decore como quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Fake news podem gerar morte, afirma Denise Alves

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – De uns tempos pra cá, alguns jornais têm atuado mais em desmentir informações do que em realmente informar coisas novas. Isso