[the_ad id="288653"]

Concurso de redação sobre trabalho infantil é realizado em Valadares

Podem participar alunos dos anos finais do ensino fundamental, que estudem em escolas da rede municipal e estejam devidamente matriculados

O trabalho infantil afasta crianças e jovens das salas de aula e também do mundo das brincadeiras e da diversão. E mais: viola direitos e afeta a saúde psíquica e emocional; a segurança e o desenvolvimento; deixando os pequenos mais vulneráveis à exploração sexual e ao aliciamento de traficantes.

A fim de fomentar o debate, envolvendo, sensibilizando e conscientizando crianças e jovens sobre os graves riscos a que se submetem quando expostos ao trabalho de forma prematura, a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove um concurso de redação para os alunos da rede municipal de ensino.

Com o tema “Trabalhar não é coisa de criança”, busca-se estimular a aprendizagem, explorando as razões pelas quais as crianças não devem trabalhar, bem como o combate à evasão escolar e a importância do aprendizado para a capacitação profissional. Os professores serão fundamentais na abordagem desse tema, contribuindo na discussão e produção das redações.

O concurso é realizado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e pela Comissão Municipal Intersetorial das Ações Estratégicas do Peti. E conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho de Valadares.

Como participar?

Podem participar os alunos dos anos finais do ensino fundamental, devidamente matriculados em escolas municipais de Valadares. Além disso, os textos precisam ser, impreterivelmente, de autoria dos estudantes, escritos em Língua Portuguesa e vir sob a forma de redação, poemas, poesias, conforme a criatividade de cada criança/adolescente.

Para participar, a escola deve preencher o termo de adesão (anexo I) e entregá-lo no Creas/Peti (que fica na rua Afonso Pena, 2.343, Centro), no período de 6 a 13 de março deste ano, das 8 às 17 horas, ou enviar o documento assinado e digitalizado pelo e-mail: petiredesenhogv@hotmail.com .

Vale lembrar que os textos livres devem ser produzidos de 6 de março a 8 de maio, como atividades orientadas pelos professores em sala de aula.

Premiação

Cada escola deverá selecionar, obrigatoriamente, cinco textos, contemplando quaisquer turmas dos anos finais, e entregá-los à técnica responsável do Peti ou à Coordenação do Creas até o dia 15 de maio, para a conferência e protocolo do material recebido. Serão consideradas para julgamento somente as produções entregues pelas escolas participantes até esta data.

O julgamento dos textos acontecerá no período de 18 de maio até 5 de junho. A avaliação será baseada nos critérios originalidade e criatividade. Os textos identificados com fragmentos e/ou cópias de outros já publicados (plágio) serão automaticamente eliminados.

O primeiro colocado será premiado com uma bicicleta; o segundo, com um tablete, e o terceiro, com um videogame portátil. Para receber a premiação, os três finalistas deverão participar do Ato Público em comemoração pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pela Comissão Intersetorial das Ações Estratégicas do Peti do município, no dia 10 de junho, na Praça dos Pioneiros.

Todas as escolas participantes receberão, durante o Ato Público, um certificado de Escola parceira do Enfrentamento do Trabalho Infantil. E todos os participantes também vão receber um Certificado emitido pela SMAS.

Resultado final

Os três primeiros colocados vão apresentar os textos de sua autoria durante o ato público. Posteriormente, os textos podem ser fixados em locais de circulação de pessoas, como pontos de ônibus, praças e ônibus.

O resultado final será divulgado no dia 8 de junho no site da Prefeitura (www.valadares.mg.gov.br), Diário Oficial do Município e nas escolas municipais participantes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3221-9551 / 3221-3092.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que regulamenta apostas esportivas

🔊 Clique e ouça a notícia Medida tributa empresas e apostadores e define regras de exploração BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o Projeto de