[the_ad id="288653"]

Como os profissionais de Valadares avaliam o ano de 2020 até aqui

Valadarenses ainda têm muitas incertezas sobre o que ainda vem pela frente

O mês de outubro está chegando e o Brasil vive um ano bem atípico por causa da pandemia da Covid-19. Enquanto o número de infectados e mortes aumentavam, o sentimento de insegurança também crescia. Consequentemente, todos os setores da sociedade mudaram por causa das restrições decorrentes do coronavírus. Em Governador Valadares, o Diário do Rio Doce ouviu alguns profissionais de áreas diferentes para saber como tem sido passar por este ano atípico.

O economista e assessor de investimentos Lucas Gonçalves fez uma análise geral do impacto da pandemia sobre a economia no Brasil. “No cenário econômico, a pandemia naturalmente representa uma retração enorme, uma vez que o PIB antes previsto na ordem de 2,5%, agora deve fechar o ano no patamar negativo de -5%, de acordo com o Boletim Focus. Isso significa que a atividade econômica vai encolher no ano atual, o que está diretamente relacionado ao aumento da taxa de desemprego bem como o incremento das parcelas mais pobres da população. Para tentar atenuar esse movimento, outras variáveis econômicas foram também alteradas, como a taxa de juros, que antes fecharia 2020 na casa de 4% a 3%, agora está em 2%, menor patamar da história da taxa Selic no Brasil. Também o gasto público, porém, como a situação fiscal brasileira, apresenta bastante fragilidade; a margem de manobra não é tão grande. Obviamente que esse movimento da pandemia também representou oportunidade a alguns segmentos, principalmente aqueles que apresentam um grande relacionamento com a tecnologia. Mas a conta final, até pelos números macro, é negativa, assim como o aprendizado que um movimento como esse traz”, disse.

Outros setores impactados

Leonardo Leão é professor do curso de Medicina da Univale. Ele conta que está sendo desafiador este período, mas vê com bons olhos as novas formas de trabalho. “Como para muitos outros, um desafio. Sair de uma posição de conforto e estabilidade para uma mudança drástica de metodologia de ensino, causou no início apreensão, em decorrência da necessidade de estudo e aprendizagem quanto ao uso dessas ferramentas disponíveis. Muitos de nós professores tivemos um pouco de ansiedade quanto ao como ensinar sem ter perdas para nossos alunos. Só que após o aprendizado, observamos que essas ferramentas de ensino on-line podem ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Já retornamos com as aulas práticas dentro da universidade, respeitando todos os critérios de higiene e proteção estabelecidos pelos órgãos de controle. Em breve, começaremos nossas atividades nos estabelecimentos de saúde do SUS, também adotando todos os critérios de proteção. Temos expectativas excelentes quanto ao retorno, já que podemos novamente junto com os alunos, vivenciar o ensino de maneira presencial e repor todos as aulas práticas que não foram ministradas no semestre anterior. Além destas expectativas, quanto a essa grande tarefa, acredito que o que possa resumir esse momento é de satisfação, por ver novamente as coisas voltarem ao ‘normal’. Mas claro, sempre adotando todos os critérios de proteção e segurança”.

Leonardo Leão é professor do curso de Medicina na Univale – FOTO: Arquivo pessoal

O psicólogo Leonardo Vieira revela que nesse período de pandemia, a procura por acompanhamento psicológico cresceu muito, situação que demonstra o papel importante da Psicologia. “Aumentou demais a demanda pela Psicologia, infelizmente por causa da pandemia. Digo infelizmente porque uma pandemia não é algo bom. A Psicologia no contexto da pandemia mostrou ser uma das áreas de frentes de combate. Não é só a questão biológica, pois tem as questões emocionais e afetivas que ficaram vulneráveis. As pessoas perceberam no profissional de Psicologia um porto seguro para poder trabalhar de maneira coerente os afetos e emoções”.

Leonardo Vieira ressalta papel importante da Psicologia no período de pandemia – FOTO: arquivo pessoal

A atleta da equipe adulta de futsal feminino do Filadélfia/Univale/Valadares e treinadora das equipes de base, Ianni Souza, lamenta a temporada perdida, pois as competições foram canceladas. “É realmente tem sido complicado, até porque a nossa equipe do Módulo II tinha jogado a etapa classificatória do brasileiro e classificado. Já estávamos nos preparando para a competição, mas aí veio a pandemia que parou tudo. O tempo foi passando e as competições que teríamos pela frente – brasileiro, seletiva do mundial e JEMG – foram canceladas. Paramos os treinos e algumas de nossas atletas voltaram para as suas respectivas cidades. Agora que começou a voltar algumas coisas, mas treino de competição acredito só ano que vem mesmo”.

A treinadora e atleta de futsal feminino Ianni Souza lamenta o cancelamento de competições (foto: arquivo pessoal Ianni Souza)

Daniel Hasteinreiter é proprietário do Soul Rock, um pub no centro da cidade. Ele explica as dificuldades para manter o estabelecimento aberto, já que música ao vivo ainda não está liberada. “Tem sido um período difícil pra gente, estamos fechados há sete meses, são sete meses sem rock n’ roll em Valadares. A gente fomenta a música através de artistas locais e regionais. Não está sendo fácil, pois no início do ano fechamos a primeira quinzena de janeiro para reforma, e esse mês já é fraco para essa área de casa de shows. Depois veio a pandemia que nos deixou de mãos atadas completamente. Várias pessoas do ramo já fecharam as portas e estou lutando contra isso, pois é uma coisa que eu não quero que aconteça de forma alguma. Consegui negociar pagar só 50% do aluguel, mas tem outros gastos como IPTU, taxa de lixo, energia, água, contabilidade, despesas que não param. Enquanto tiver forças para lutar, vou caminhar. Vejo com esperanças que as coisas possam melhorar, até porque dezembro é um mês muito forte para esse segmento de bares e casa de shows, mas é necessário surgir uma vacina para que as pessoas tenham segurança. O rock é atitude, realizamos algumas lives e a que fizemos em comemoração ao Dia Mundial do Rock conseguimos uma quantia expressiva para a Associação Santa Luzia, enquanto outra parte das doações foi distribuída para músicos que mais precisavam. Oito músicos foram beneficiados”.

Daniel Hastenreiter luta para manter pub aberto – FOTO: arquivo pessoal

O advogado Rogério Nalon ressalta que os serviços de advocacia também tiveram que ser adaptados à nova realidade. “A advocacia sofreu graves impactos a partir do momento em que foi decretada a pandemia. Isso porque, num primeiro momento, os órgãos prestadores dos serviços jurisdicionais praticamente suspenderam integralmente suas atividades, funcionando apenas para casos considerados urgentes. Em seguida, aos poucos foram se adaptando, com servidores trabalhando no sistema home office, movimentando exclusivamente processos que tramitam na forma eletrônica, ou seja, processos virtuais. Ainda estamos nessa fase, sendo que os processos físicos [de papel] estão com tramitação suspensa, não estão sendo realizadas audiências presenciais, apenas virtuais para se tentar acordos. Audiências mais complexas não estão acontecendo, assim como atendimento presencial de advogados e partes. Se algum processo físico necessita de uma medida urgente, dependendo da situação, ele tem que ser digitalizado para que o serviço jurisdicional seja prestado. Os órgãos jurisdicionais estarão retomando agora em outubro, aos poucos, e com percentual reduzido os trabalhos presenciais e o acesso aos processos físicos. A expectativa é que apenas após o surgimento da vacina as atividades retornarão integralmente ao normal. [Com isso] os advogados foram bastante afetados em suas atividades, visto que com a suspensão dos processos físicos, que ainda existem em grande quantidade, tiveram suas expectativas de rendas consideravelmente prejudicadas. Assim, tiveram que concentrar seus esforços nos processos eletrônicos e na advocacia extrajudicial. Além disso, tiveram que se adaptar ao trabalho remoto e aprender a utilizar a tecnologia em seu favor, para tentar superar essa fase de considerável diminuição da renda”.

Rogério Nalon é advogado em Governador Valadares – FOTO: arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que regulamenta apostas esportivas

🔊 Clique e ouça a notícia Medida tributa empresas e apostadores e define regras de exploração BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o Projeto de