WhatsApp-2.png

Como o valadarense está usando seu auxílio emergencial

GOVERNADOR VALADARES – Um “alívio”. É assim que os valadarenses descrevem o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal. Previsto para ser pago em três parcelas de 600 reais, o dinheiro está ajudando milhares de famílias que não têm nenhuma fonte de renda. O benefício é concedido a trabalhadores informais, mães de menores de 18 anos, MEI, autônomos e desempregados.

Com a o objetivo principal de fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa do governo é visto pelos valadarenses entrevistados pela equipe de reportagem do DRD como uma ajuda bem-vinda, que está sendo aplicada no pagamento de contas, alimentação e outras despesas.

O auxílio também tem sido usado para gastar com festas, o que tem gerado revolta, principalmente de quem ainda não teve o benefício aprovado pela Caixa.

Veja a opinião dos valadarenses sobre o auxílio. A enquete foi realizada nesta segunda-feira (25).

“Esse auxílio emergencial está ajudando muita gente, mas conheço pessoas que não precisam dessa ajuda e que conseguiram assim mesmo. Pessoas que não trabalhavam antes e que continuam sem trabalhar. Acredito que muita gente tem usado esse dinheiro para coisas supérfluas.”

Lucia Amorim – Trabalhadora rural – 60 anos

“Eu sou aposentada, mas meu marido trabalha descarregando caminhão, e, com as coisas fechadas, ele acabou ficando sem trabalhar. Esse dinheiro ajudou muito com as contas de casa e despesas com remédios, que acabamos ficando sem comprar.”

Eliane da Silva – Aposentada – 50 anos

“Esse auxílio veio na hora certa. Muita gente foi prejudicada por essa pandemia e acredito que esse dinheiro tenha ajudado muita gente. Infelizmente, muitas pessoas têm usado esse auxílio de forma indevida. Mas, como eu disse, ele ajudou e continua ajudando aquelas famílias que realmente necessitam”.

Geral Willian Evangelista – 65 anos

Benefício

O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal e tem por finalidade fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus – COVID 19. Cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa. 

Cadastro para receber o benefício é feito pela Caixa

Governo estuda ampliar pagamento do auxílio

Essa é uma das opções que estão sendo analisadas pelo Ministério da Economia. No final de semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que a possibilidade será analisada, e que a decisão deve ser tomada nas próximas semanas.

Segundo ele, o governo cogita estender para cinco o número de parcelas do auxílio, mas com valores menores que os 600 reais pagos atualmente. Bolsonaro afirmou que o valor das parcelas deve ficar entre 200 e 400 reais.

*Por: Eduardo Lima e Agnaldo Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM