Como foi o fim de semana na Onda Vermelha em Valadares

Fiscalização deverá ser mais rígida em toda a cidade, promete o Departamento de Posturas

Desde sábado (21) apenas os serviços essenciais estão funcionando em Governador Valadares. No entanto alguns estabelecimentos não estão obedecendo aos protocolos do Programa Minas Consciente. Ainda é possível encontrar pequenos bares, longe do centro da cidade, em funcionamento, inclusive recebendo clientes sem o uso da máscara. O Departamento de Posturas promete uma fiscalização mais rígida.

É importante salientar que a Onda Vermelha permite que o comércio em Valadares esteja de portas abertas, porém, com algumas medidas a serem seguidas rigorosamente pelos comerciantes.

Tanto as lojas quanto os bares podem continuar com as vendas através de entrega (delivery) ou com retirada do produto no balcão (drive-thru). Contudo não é permitido atendimento dentro dos estabelecimentos. Todas as quintas-feiras o governo estadual se reunirá para analisar possíveis mudanças de classificação das ondas. A esperança do comércio é que Valadares retorne à Onda Amarela.

Bares neste fim de semana funcionaram por entrega no balcão ou delivery. Foto: Juninho Nogueira

Fiscalização severa e desobediência

O secretário de Governo, Marcos Sampaio, já havia alertado em reportagem para o Diário do Rio Doce que “quem desobedecer as medidas de isolamento será multado e pode até ter o alvará de funcionamento de seu negócio ou comércio cassado”.

Marcelo Schlaucher, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares comentou como foi o fim de semana do setor na Onda Vermelha. “A movimentação foi bem pequena nesse fim de semana, quase que 30% do faturamento normal. Aqui é delivery e retirada no balcão, assim como os outros locais, mas não é a mesma coisa de antes”, conta.

Marcelo lamentou a desobediência de alguns estabelecimentos, mas ressaltou que o comércio não suporta mais os prejuízos causados pela pandemia. “Infelizmente isso vai continuar acontecendo. A fiscalização não tá batendo pesado como deveria, e infelizmente alguns lugares vão continuar assim. Mas não posso também criticar quem não pode ficar com estabelecimento fechado. Nem todo mundo tem condições de fazer entregas delivery. Mas neste momento cada um tem que assumir suas responsabilidades”, disse.

Em nota, a Prefeitura informou que o Departamento de Posturas está fiscalizando os pontos de comércio na cidade, mas não foram divulgados os números de multas aplicadas até agora.

“A Prefeitura informa que os fiscais do Departamento de Posturas continuam percorrendo diversos pontos da cidade para fiscalizar e orientar os comerciantes sobre o cumprimento das determinações do programa Minas Consciente, gerido pelo Governo do Estado. Governador Valadares hoje se encontra na onda vermelha, fase mais restritiva para funcionamento do comércio. Por isso, neste momento, é preciso que todos colaborem para que os indicadores melhorem e possamos flexibilizar mais setores”.

Prefeitura

De acordo com o boletim epidemiológico desse domingo (22), Governador Valadares tem 9.674 casos confirmados de Covid-19, com 9.092 pessoas estão curadas e 335 mortes.

A taxa de ocupação nos hospitais particulares é 100%, enquanto no Hospital Municipal/Bom Samaritano a taxa é de 85,4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM