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Comércio se prepara para período de grandes vendas na última semana de compras

FOTO: Freepik

GOVERNADOR VALADARES – Assim como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Natal, tradicionalmente, também é marcado por presentes. O que acaba tornando a data umas das principais para o comércio varejista. Neste ano, conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 132,9 milhões de consumidores vão às compras.

De acordo com pesquisa, realizada pela CNDL em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e com a Offerwise Pesquisas, em comparação com o ano passado, as vendas estão crescendo em torno de 15%. E, neste ano, o período natalino deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia.

Os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%). Conforme o estudo, dos consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22%, menos.

CDL-GV

Em Governador Valadares, a expectativa também é positiva. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-GV) lançou a campanha Natal Mais Presente para incentivar as compras natalinas no comércio local. “O Natal traz consigo a tradição de presentear como uma demonstração de amor. Este ano, nossa expectativa é que o movimento seja maior. Inclusive lançamos neste mês a campanha ‘Natal Mais Presente’, para incentivar as compras natalinas no comércio local. Acredito que Valadares tem tudo o que o consumidor precisa para aproveitar e surpreender a família e os amigos nas comemorações de fim de ano”, afirma Rogers de Marco, presidente da CDL-GV.

Segundo o microempreendedor Gessé Silva, que trabalha com presentes criativos e personalizados em Valadares, há 5 anos, o movimento na loja vem crescendo ao aproximar do Natal, como já é esperado. “Já estamos com um aumento de 15% e as expectativas, que são sempre as melhores, estão sendo atendidas. Com o crescimento na venda on-line, o fluxo na loja segue tranquilo, não havendo ainda a necessidade de reforço, mas estamos contando que as vendas e o movimento subam ainda mais”, afirma Gessé.

Estratégias de marketing

Ele conta que estratégias de marketing têm sido usadas para impulsionar as vendas. Além de deixar a loja mais atrativa, ele investiu no atendimento. “No mundo atual, o marketing digital é essencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Os anúncios nas redes sociais são uma ótima maneira de alcançar um público amplo e segmentado. Além disso, o atendimento ao cliente é fundamental para fidelizar e gerar recomendações. Um bom atendimento, com funcionários educados e atenciosos, é a melhor forma de criar uma boa experiência para o cliente e fazer com que ele volte a comprar com a sua empresa”, conta Gessé.

O vendedor Gzeter Rezende, que trabalha em uma loja de roupas, concorda com a expectativa positiva de vendas. “Acredito que as vendas vão continuar crescendo, mas não acredito que atingiremos os níveis pré-pandemia. A inflação e o poder de compra da população ainda são fatores que podem impactar as vendas, mas sabemos que o brasileiro sempre dá seu jeito e notamos que os presentes já estão sendo grande parte das vendas”, afirma.

Rezende destaca que uma boa vitrine temática, com promoções e condições de pagamento, é importante para chamar a atenção dos clientes e estimular as vendas. “Uma vitrine bem decorada transmite a mensagem de que a loja está preparada para o Natal e que oferece produtos de qualidade”, afirma. “Até as condições de pagamento facilitadas que a loja oferece é importante, já que pode ajudar a aumentar as vendas, principalmente, para pessoas com orçamento limitado”, finaliza.

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