Comércio em Valadares segue fechado, mas movimento cresce nas ruas

Cidade tem duas mortes confirmadas e 608 casos em investigação

Vinte e dois dias depois do primeiro decreto que determinou o fechamento do comércio em Governador Valadares, a maior parte das lojas segue com as portas fechadas. Já é a terceira semana consecutiva em isolamento social.

No entanto, a situação no fim de semana da Páscoa foi um pouco diferente dos dois anteriores. A data comemorativa aumentou a movimentação nos supermercados e lojas de conveniência, onde, em busca do ovo de Páscoa, muitas pessoas esqueceram as normas de segurança.

Apesar do movimento tímido, também foi possível observar pequenas aglomerações em locais como a feira livre do Mercado Municipal, que recebeu a visita de frequentadores costumeiros e de outras pessoas que estavam em busca de peixes para o almoço de Páscoa.

As feiras foram liberadas pelo Decreto 11.134, publicado no dia 3 de abril, que também permitiu a abertura de imobiliárias, despachantes, escritórios de contabilidade e advocacia, desde que com agendamento prévio.

Feira livre no Mercado Municipal na manhã desse domingo (12). Foto: Raimundo Santana

Já no dia 6 de abril, o prefeito André Merlo (PSDB) publicou outro decreto, de número 11.135, que permitiu que os estabalecimentos comerciais e de prestação de serviços voltassem a atender, porém com as portas fechadas. De acordo com o decreto, os atendimentos devem ser feitos com agendamento prévio e considerando as normas de segurança.

Mortes confirmadas e casos em investigação

Na última sexta-feira (10), a prefeitura de Governador Valadares divulgou a confirmação de duas mortes por Covid-19 na cidade. As vítimas são uma mulher de 68 anos e um homem de 62 anos. De acordo com as informações da prefeitura, as mortes não aconteceram na sexta-feira, mas tratam-se de casos que já estavam em investigação, aguardando o resultado dos testes que haviam sido enviados para Belo Horizonte.

Além dos dois confirmados, a cidade tem mais um óbito em investigação, que aguarda o resultado dos exames. Esse também é o caso de 608 pessoas que apresentaram sintomas da doença, tiveram material coletado, e agora esperam o resultado do teste. Valadares ainda não realiza os testes rápidos, por isso o procedimento é demorado.

Até o momento, dos 696 casos que foram notificados, apenas 87 resultados foram recebidos. A cidade tem 4 casos confirmados da doença e 76 casos descartados. Nos resultados, também estão incluídas as duas mortes confirmadas e outras cinco que foram descartadas.

Coletiva de imprensa

Para prestar esclarecimentos sobre os casos e dar informações sobre os próximos passos que serão dados, a prefeitura agendou uma coletiva de imprensa para a tarde desta segunda-feira (13). A reunião será às 16 horas, no prédio da prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM