Comemorações movimentam CADEF nesta terça-feira

A ação é em comemoração ao Dia Mundial do AVC, Dia da Pessoa com Deficiência e o Dia das Crianças

Já na entrada do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (CADEF) usuários e familiares puderam perceber que a manhã desta terça-feira (29) seria diferente. É que em comemoração ao Dia Mundial do AVC, Dia da Pessoa com Deficiência e o Dia das Crianças, foi elaborada uma programação especial. Em tendas montadas na parte externa, diversos profissionais orientavam a todos sobre cuidados com a saúde, alimentação saudável e prática de exercícios físicos, realizaram testes rápidos, aferiram pressão arterial e auriculoterapia.

Há 10 meses o senhor Albelair Almeida, de 56 anos, foi vítima de AVC e desde então está em tratamento no CADEF. Com o susto o funcionário público aposentado está mais atento e vigilante com a saúde. “Eu fumava desde os 13 anos, e nos últimos tempos no mínimo dois maços por dia. Mesmo tendo problemas com minha pressão, não me cuidava totalmente. Hoje sigo à risca as orientações médicas e só tenho a agradecer a Deus e as minhas fisioterapeutas Sabrina e Leandra, que me ajudam diariamente”, ressaltou.

A dona de casa Maria Julia Guimarães, de 74 anos, é acompanhada no Centro para tratamento de artrite reumatoide, há dois anos. “Aproveitei este momento para me informar e ainda me cuidar, pela primeira vez estou fazendo maquiagem, estou adorando”, disse ela.

A estudante Gabriela Lopes, do 6° período de Medicina da UFJF contribuiu com o evento orientando as pessoas sobre fatores de risco e proteção de um AVC, limitações e sequelas que podem ocasionar. “Esse assunto é muito importante, tanto que ele sempre está em pauta nos nossos estudos dentro do Grupo de Estudo em Neurociências Aplicadas da faculdade e poder orientar a população é uma forma de fazermos medicina preventiva”, pontuou.

A coordenadora do Cadef, Sonia Correia Aguiar, vê essas ações como uma forma de aproximar ainda mais os profissionais dos usuários e das famílias, além de orientar sobre cuidados com a saúde. “É uma forma festiva lúdica de manter nosso público atualizado, informado e cada vez mais consciente, além disso, ver os sorrisos e a satisfação de cada um é gratificante”, avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem é assassinado a tiros no Vila Isa

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Um homem, de 39 anos, foi assassinado no bairro Vila Isa, em Governador Valadares, na noite desse sábado (18). Altair Celestino