Com 23 mortes só em novembro, empresários temem novo lockdown em Valadares no sábado (21)

Em comunicado oficial, a Associação Comercial afirma que a partir de segunda-feira, 16, será montada uma força-tarefa de mobilização de conscientização para evitar o fechamento do comércio em GV

GOVERNADOR VALADARES – Quando parecia que a cidade começava a dar sinais de estabilização no número de casos e mortes causadas pala Covid-19, chegou o mês de novembro e tudo voltou a piorar novamente. Em 13 dias já foram registradas 23 mortes, e novos 533 casos diagnosticados, além de 29 mortes que ainda estão sendo investigadas.

Além disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI tanto no SUS quanto nos hospitais particulares também é uma preocupação a mais.

Nessa sexta feira (13) foram registradas cinco novas mortes. Quatro homens com idades entre 40 a 79 anos, e uma mulher com idade entre 70 a 79 anos. A cidade já soma 9.233 casos confirmados.

Entre os casos confirmados, aparece o atual prefeito e candidato à reeleição André Merlo (PSDB), que está internado em um hospital de São Paulo, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Segundo o município, o prefeito tem o estado de saúde “bom e estável”.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, 43 pacientes estão internados, sendo que 32 deles estão na UTI. A taxa de ocupação UTI no Hospital Regional/Hospital Samaritano está em 70%, enquanto nos hospitais particulares é de 100%. Valadares tem ainda 172 casos suspeitos sendo investigados, incluindo 29 mortes (no inicio do mês eram 17 casos sendo investigados).

Curados

Ainda conforme o boletim epidemiológico, 8.696 pessoas estão curadas da doença. A cidade soma 23.554 notificações, das quais 14.149 já foram concluídas.

Preocupação no Comércio

De acordo com o Programa Minas Consciente, as macrorregiões Leste e Vale do Aço vão permanecer na Onda Amarela. O restante do Estado estará na Onda Verde, a partir deste sábado (14). Portanto em Valadares somente os serviços abaixo podem ficar abertos:

  • Bares (consumo no local);
  • Autoescolas e cursos de pilotagem;
  • Salões de beleza e atividades de estética;
  • Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
  • Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
  • Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados e artigos de viagem;
  • Comércio de itens de cama, mesa e banho;
  • Lojas de móveis e lustres;
  • Imobiliárias;
  • Lojas de departamento e duty free;
  • Lojas de brinquedos;
  • Academias (com restrições);
  • Agências de viagem;
  • Clubes.

Enquanto cresce a possibilidade de regressão à Onda Vermelha, Valadares segue convivendo com o aumento de pessoas transitando nas ruas e nos comércios, principalmente em supermercados, sem o uso de máscaras, bem como bares, feiras livres e boates aglomerados.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, Jackson Lemos, neste momento a conscientização entre a população e o comércio é fundamental. “Fechar a cidade não é bom para ninguém, nós entendemos assim e vamos trabalhar junto aos associados para que isso não volte a acontecer. Imagine, às vésperas da Black Friday e do Natal a cidade fechada? O prejuízo será muito grande. Saúde e negócios precisam e devem andar juntos, porque não há empresários, colaboradores e nem clientes sem saúde para manter a roda da economia girando”, manifestou.

No fim da tarde desta sexta-feira (13), a ACEGV usou suas redes sociais para reforçar o compromisso da população para “não deixar a cidade fechar no dia 20 de novembro”.

Na mesma linha de raciocínio, pensa Rogers de Marco, presidente da CDL-GV. “Neste período de incerteza, precisamos ter cautela e intensificar todos os cuidados. Lojista, cumpra fielmente as orientações sanitárias e o protocolo elaborado pelo governo do Estado. Pedimos também a contribuição da população. Apesar de todos nós já estarmos cansados da pandemia e seus impactos, não podemos desanimar porque a guerra contra o vírus ainda não acabou”, afirmou.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Em Nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que diante do atual cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, continuam os trabalhos de prevenção e combate à doença.

De acordo com a secretária de Saúde, Edna Gomes Leite, toda a rede municipal segue se empenhando com ações estratégicas para conter o avanço da doença no município, destacando-se que, para que isso aconteça, a participação popular é fundamental.

“Todos devemos seguir os protocolos sanitários de segurança para cada área. Devemos respeitar as orientações de prevenção do Plano Minas Consciente para assim melhorarmos os indicadores da cidade, para que não se tenha regressão de onda.”

Secretária de Saúde, Edna Gomes Leite

A Administração Municipal afirma que tem agido com firmeza e equilíbrio, realizando diversas ações, como a criação de 48 leitos de UTI SUS exclusivos para a Covid-19, sendo 30 no Hospital Municipal (HM) e 18 no Hospital Bom Samaritano, a transformação da Policlínica num centro exclusivo para a Covid-19, a implantação do protocolo medicamentoso para tratamento da doença na fase inicial dos sintomas e ampliação da testagem nas unidades básicas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM