Caso suspeito de raiva humana em idoso de 60 anos é investigado em Mantena

FOTO: Reprodução/ Prefeitura de Mantena

A Prefeitura de Mantena divulgou, nesse domingo (16), por meio das redes sociais, um comunicado emitido pela Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares sobre um caso de investigação de raiva humana no município.

De acordo com as informações divulgadas, se trata de um idoso, de 60 anos, produtor rural, que mora em uma comunidade próxima à cidade de Mantena. Segundo a prefeitura, o caso suspeito de raiva humana foi comunicado à Superintendência nessa última sexta-feira, dia 14. O idoso estava em atendimento, desde o dia 7 de abril, em um hospital da cidade de Barra de São Francisco. O hospital fica há aproximadamente 11 km de Mantena. 

Segundo a Superintendência Regional de Saúde, por causa do quadro atual de saúde do idoso, ele permanece internado em estado crítico. Na madrugada de domingo (16), por volta das 3h da manhã, o paciente precisou ser transferido para uma outra unidade de saúde, na cidade de Serra, no Espírito Santo. 

O caso suspeito de raiva humana segue sendo monitorado e investigado pela Superintendência Regional de Governador Valadares.

O dia 7 de abril

Dias antes de dar entrada no hospital, em Barra de São Francisco, familiares do idoso disseram que o produtor rural começou a apresentar alguns sintomas da doença. Isso aconteceu após o contato com um bezerro que estava com um comportamento descrito como atípico e com salivação excessiva. 

Na época, segundo a família, o idoso teria achado que o animal estava engasgado. Então, por isso, colocou a mão dentro da boca do bezerro. Dias depois, o animal começou a apresentar piora no quadro de saúde e no comportamento. Devido a isso foi tomada a decisão de sacrificar o bezerro, com o intuito de evitar a disseminação de uma doença para outros animais.

Caso suspeito de raiva humana em idoso de 60 anos é investigado em Mantena – FOTO: Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

Ainda de acordo com a família, depois dos acontecimentos, o idoso não teria pensado na possibilidade de o animal estar com raiva. Portanto, mesmo tendo contato com o bezerro, não procurou atendimento médico a fim de se prevenir contra a doença. 

Quando os primeiros sintomas começaram a aparecer, o produtor rural buscou ajuda médica em uma unidade de saúde em Mantena. Na sequência, o idoso foi transferido para o hospital de Barra de São Francisco, no dia 7 de abril. Ele apresentava um quadro de confusão mental e avançou para estado clínico mais crítico. No dia 8, o paciente foi transferido para o Centro de Terapia Intensivo (CTI) do hospital, momento em que a suspeita de raiva humana foi levantada pela equipe médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como