[the_ad id="288653"]

Cáritas Diocesana de Valadares inaugura sede exclusiva para atender atingidos pela Barragem de Fundão

FOTO: Divulgação / Assessoria Técnica Independente (ATI)

Agora, após mais de sete anos aguardando, a população de Governador Valadares e Alpercata que foi atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão vai dispor de um espaço físico exclusivo de atendimento para tirar dúvidas sobre o processo de reparação para os atingidos. A inauguração da sede da Assessoria Técnica Independente (ATI) do Território 4 da Bacia do rio Doce será nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, na Rua Vereador Euzebinho Cabral, nº 319, Centro, Governador Valadares.

Voltada para os atingidos pela barragem, a ATI tem o papel de garantir que os atingidos tenham acesso a uma reparação justa, devida e integral, sendo escolhida a Cáritas Diocesana de Governador Valadares (CDGV) para assessorar no processo de reparação.

ATI é o resultado da luta e mobilização dos atingidos, e o espaço a ser inaugurado será exclusivo de atendimento para tirar dúvidas sobre o processo de reparação, de escuta e acolhimento de suas demandas, como explica Wellington Azevedo, coordenador geral da ATI-CDGV.

“ATI é o resultado da luta e mobilização dos atingidos, um marco no âmbito dos conflitos socioambientais provocados pelas empresas de mineração no estado de Minas Gerais. As perdas não foram apenas de bens materiais, mas social e econômico na vida da população atingida. Nesse sentido, a ATI da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, terá o compromisso de atender, ouvir e dar respostas seguras às pessoas atingidas, buscando sempre apoiá-las tecnicamente para garantir a sua autonomia, protagonismo e que nenhum direito seja deixado para trás no processo de reparação”.

De acordo com a assessoria, embora a sede ainda não tenha sido inaugurada, os trabalhos tiveram início no final fevereiro e, até o presente momento, quase 30 reuniões já foram realizadas com os atingidos em suas respectivas comunidades e no próprio escritório da ATI, para apresentação da equipe, do Plano de Trabalho e diálogos sobre a comissão local.

Ao todo, os espaços contaram com a participação de mais de mil pessoas. A inauguração da sede da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Valadares marca uma nova etapa dos trabalhos da ATI e a população atingida irá dispor agora, após 7 anos de aguardo, de um espaço físico exclusivo de atendimento para tirar dúvidas sobre o processo de reparação, de escuta e acolhimento de suas demandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM