[the_ad id="288653"]

Cãominhada mobiliza a comunidade contra o abandono de animais

FOTO: Freepik

GOVERNADOR VALADARES – Neste sábado (14), acontecerá em Valadares um evento de mobilização para a conscientização sobre o abandono e os maus-tratos aos animais. A “Cãominhada”, promovida em prol do Dezembro Verde, acontecerá às 9h, com saída na Praça Serra Lima e chegada na Praça dos Pioneiros. O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a responsabilidade no cuidado dos animais e a importância de promover um ambiente mais seguro e humanizado para eles.

A caminhada aberta ao público tem como principal meta reforçar a luta contra o abandono de animais, crime que é tipificado pela Lei Federal 9.605, desde 1998. Com a aprovação da Lei Federal 14.064, em 2020, a pena para os maus-tratos a cães e gatos foi aumentada, agora incluindo reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de animais. A legislação também define como maus-tratos qualquer ato, seja ele comissivo ou omissivo, que cause dor ou sofrimento desnecessário aos animais, conforme a Resolução CFMV nº 1.236/2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

No Brasil, a realidade do abandono de animais é alarmante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais vivem nas ruas do país, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

Durante a “Cãominhada”, é permitido que os participantes levem seus animais de estimação, desde que tomem precauções, como a oferta de água, para evitar a desidratação dos pets ao longo do percurso. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Valadares e o Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA).

Comments 8

  1. Alaer carlos da Silveira Júnior says:

    Que bom que estão fazendo isso por nossos bichos, não gosto de ver judiado eles. As pessoas que faz mau animais tem que ser punidos.
    O Brasil precisa de lei.
    Saber respeitar e ter educação que não tá tendo.

  2. TANIA BEATRIZ PEREIRA SOARES says:

    TEM QUE TER LEI SEVERA E DEFINITIVA
    PARA QUE ISTO…NUNCA MAIS ACONTEÇA. E PROIBIÇÃO DA GUARDA DE ANIMAIS.

  3. Geraldo says:

    Quando deixamos água e ração nas ruas, os vizinhos chutam tudo, outros reclamam porque criam pássaros nas gaiolas. Eles precisam ser penalizados, pois a calçada não é extensão do imóvel, é um local público.

  4. Cristina Pimenta says:

    a lei tem que sair do papel porque até agora só na conversa os animais continua sendo maltratando e abandonados.

  5. Claudia says:

    Ações assim são muito importantes para a sociedade , concientizar, castrar , não abandonar, respeitar esses seres incríveis, eles tem direito a vida

  6. Marcia Elisabeth Jacques Saldanha says:

    _Os ❤️🐶🐱.BICHINHOS
    SÃO ❤️🐶🐱.ANJINHOS, e Os ❤️🐶🐱.ANJINHOS MERECEM MUITO RESPEITO e MUITO ❤️.AMOR..

  7. Pedro Cesar Zangerolamo says:

    Bom dia aqui na ninha cidade Presidente Prudente está complicado tem muitos cachorros abandonados nós que gostamos muito de animais precisamos aproveitar e já em janeiro cobrar dos vereadores e prefeitos leis municipais mais severas para as pessoas que abandonam animais pelas ruas das cidades

  8. Ana Helena L. Oliveira says:

    Quando Deus habita no coração de uma pessoa, jamais haverá crueldade na conduta de um homem. Ou seja, temor e tremor a Deus nos leva a respeitar as Suas criaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM