GOVERNADOR VALADARES – Neste sábado (14), acontecerá em Valadares um evento de mobilização para a conscientização sobre o abandono e os maus-tratos aos animais. A “Cãominhada”, promovida em prol do Dezembro Verde, acontecerá às 9h, com saída na Praça Serra Lima e chegada na Praça dos Pioneiros. O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a responsabilidade no cuidado dos animais e a importância de promover um ambiente mais seguro e humanizado para eles.
A caminhada aberta ao público tem como principal meta reforçar a luta contra o abandono de animais, crime que é tipificado pela Lei Federal 9.605, desde 1998. Com a aprovação da Lei Federal 14.064, em 2020, a pena para os maus-tratos a cães e gatos foi aumentada, agora incluindo reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de animais. A legislação também define como maus-tratos qualquer ato, seja ele comissivo ou omissivo, que cause dor ou sofrimento desnecessário aos animais, conforme a Resolução CFMV nº 1.236/2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
No Brasil, a realidade do abandono de animais é alarmante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais vivem nas ruas do país, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.
Durante a “Cãominhada”, é permitido que os participantes levem seus animais de estimação, desde que tomem precauções, como a oferta de água, para evitar a desidratação dos pets ao longo do percurso. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Valadares e o Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA).
Comments 8
Que bom que estão fazendo isso por nossos bichos, não gosto de ver judiado eles. As pessoas que faz mau animais tem que ser punidos.
O Brasil precisa de lei.
Saber respeitar e ter educação que não tá tendo.
TEM QUE TER LEI SEVERA E DEFINITIVA
PARA QUE ISTO…NUNCA MAIS ACONTEÇA. E PROIBIÇÃO DA GUARDA DE ANIMAIS.
Quando deixamos água e ração nas ruas, os vizinhos chutam tudo, outros reclamam porque criam pássaros nas gaiolas. Eles precisam ser penalizados, pois a calçada não é extensão do imóvel, é um local público.
a lei tem que sair do papel porque até agora só na conversa os animais continua sendo maltratando e abandonados.
Ações assim são muito importantes para a sociedade , concientizar, castrar , não abandonar, respeitar esses seres incríveis, eles tem direito a vida
_Os ❤️🐶🐱.BICHINHOS
SÃO ❤️🐶🐱.ANJINHOS, e Os ❤️🐶🐱.ANJINHOS MERECEM MUITO RESPEITO e MUITO ❤️.AMOR..
Bom dia aqui na ninha cidade Presidente Prudente está complicado tem muitos cachorros abandonados nós que gostamos muito de animais precisamos aproveitar e já em janeiro cobrar dos vereadores e prefeitos leis municipais mais severas para as pessoas que abandonam animais pelas ruas das cidades
Quando Deus habita no coração de uma pessoa, jamais haverá crueldade na conduta de um homem. Ou seja, temor e tremor a Deus nos leva a respeitar as Suas criaturas.