[the_ad id="288653"]

Café Rural discute licenciamento ambiental e reforça apoio técnico ao produtor

FOTO: Fred Seixas

Com enfoque no licenciamento ambiental, encontro fortalece diálogo entre poder público e setor agropecuário

GOVERNADOR VALADARES – Na última segunda-feira (23), o Parque de Exposições de Governador Valadares sediou a terceira edição do Café Rural, com foco especial no Meio Ambiente. O evento integrou a programação oficial do Mês do Meio Ambiente promovido pela Prefeitura e reuniu produtores, estudantes, técnicos e representantes de órgãos públicos ligados ao setor rural.

Com o tema Licenciamento Ambiental Rural, o encontro buscou orientar os produtores sobre os processos necessários para regularizar suas propriedades, destacando os impactos positivos dessa regularização no acesso a crédito, programas públicos e produção sustentável.

“Uma propriedade rural, quando está 100% regularizada e licenciada, funciona de forma mais ágil. A pessoa tem mais acesso a crédito, programas e iniciativas. E nós estamos em um município agropecuário, então esse assunto precisa ser discutido sempre”, afirma o Diretor de Meio Ambiente, Carlos Alberto Lucidi Júnior.

Carlos Alberto Lucidi Júnior, diretor de meio ambiente – FOTO: Fred Seixas

Lucidi também destacou que o processo de licenciamento pode variar muito de acordo com as características da propriedade, o que exige orientação técnica individualizada.

“Tem propriedade que é simples de resolver, mas tem outras bem complexas. Às vezes o produtor acabou de adquirir a terra e não sabe por onde começar. São muitas possíveis licenças: para uso de água, para estradas internas, para a cultura que será implantada. Cada propriedade tem suas especificidades. Por isso, um dos nossos objetivos aqui é abrir as portas da Secretaria e mostrar que não somos apenas um carimbador de documentos. Somos um órgão ambiental e temos a obrigação de prestar informações coesas. O produtor precisa saber que pode — e deve — nos procurar”.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMA), Guilherme Moraes de Castro, reforçou o papel da SEMA no suporte ao produtor rural e no fortalecimento de políticas públicas no campo.

“A Secretaria é um fomentador de ações que facilitam a vida do homem no campo. Estamos reestruturando nossas atividades para oferecer mais assistência técnica, com nossos agrônomos e zootecnistas indo até as propriedades. E em breve teremos um atendimento mais completo, considerando também o aspecto social e o acesso a novos benefícios”.

Guilherme Moraes de Castro, secretário municipal de agricultura e meio ambiente – FOTO: Fred Seixas

A abertura do evento foi feita por Edberto Rezende, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, que destacou a importância do Café Rural como espaço de formação e aproximação.

“Estamos aqui para mais uma edição do Café Rural, nosso encontro que já se consolida mensalmente. Hoje falamos sobre Meio Ambiente, com apoio da SEMA. Nós, produtores, já realizamos um grande trabalho de preservação e queremos continuar produzindo com sustentabilidade para as futuras gerações”.

Edberto Rezende, presidente do sindicato dos produtores rurais – FOTO: Fred Seixas

O evento permitiu a troca direta entre técnicos, gestores públicos e produtores, fortalecendo a confiança nas instituições locais e no papel das políticas públicas ambientais como aliadas do desenvolvimento rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM