[the_ad id="288653"]

Bienal das Artes do Vale do Rio Doce abre inscrições para 5ª edição em Valadares

Bienal das Artes do Vale do Rio Doce abre inscrições para 5ª edição em Valadares
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – Foi lançada oficialmente, na manhã de quarta-feira (2), na Nossa Clínica, a 5ª Bienal das Artes do Vale do Rio Doce. O evento é uma das principais vitrines da produção artística da região. A Bienal é idealizada pela artista plástica valadarense Clores Lage e realizada em parceria com o diretor da Nossa Clínica, Geraldo Vilar. As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro e os prêmios variam entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, distribuídos em diversas categorias.

O lançamento contou com a presença de artistas, representantes do poder público e entusiastas da arte. Em sua fala, Clores Lage destacou a importância de valorizar os artistas locais e fortalecer o mercado regional de arte. “A ideia da Bienal é justamente esta: apresentar ao público valadarense o trabalho dos nossos artistas – já que muitos decoradores e arquitetos se deslocam para outras localidades para adquirir obras. Queremos que nossos trabalhos também entrem nesse circuito comercial”, afirmou.

A CEO da Nossa Clínica e do Nosso Cartão, Gabriela Vilar, também participou da cerimônia e refletiu sobre o papel transformador da arte. “A arte tem uma função importantíssima, que é a de trazer à tona o que está no coração não só do artista quanto do seu público e de transformá-lo a partir de uma espécie de purificação”, declarou.

O prefeito Coronel Sandro (PL), também participou do evento e aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da atual gestão com a promoção da cultura local. “Nosso governo tem um compromisso com todas as áreas, mas, principalmente na área artística, sentimos que só apoio não é suficiente; precisamos incrementar e ampliar os fomentos possíveis para que possamos dar vazão às expressões artísticas locais e permitir que os artistas projetem sua obra não apenas em Valadares, como em outras localidades”, disse o prefeito.

Entre os participantes da última edição da Bienal está a artesã Simone Lobo, que venceu a categoria “Artesanato e suas vertentes” com o mosaico Minha Doce Açucareira. Ela confirmou participação na edição deste ano e destacou a importância da visibilidade proporcionada pelo evento. “Todos sabem que a vida de artista não é fácil, mas a projeção oferecida pela Bienal das Artes é o ponto mais importante para nós”, afirmou.

O evento foi encerrado com um café da manhã servido no espaço gourmet Dona Elvira Gastronomia, nas instalações da Nossa Clínica.

Como participar

As inscrições para a Bienal das Artes podem ser feitas pelo site:
🔗 nossaclinicagv.com/bienaldasartes
📅 Inscrições: 2 de julho a 28 de novembro de 2025

Podem participar artistas com idade mínima de 18 anos, com até duas obras inéditas por categoria. As categorias incluem: 🎨 Pintura | ✍️ Desenho | 🖨️ Gravura | 🖼️ Arte digital | 🏙️ Arte urbana | 📸 Fotografia | 🗿 Escultura e objeto tridimensional | 🧵 Artesanato e suas vertentes.

As obras deverão ser entregues no dia 1º de dezembro, às 15h. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro, e a cerimônia de premiação será realizada na Galeria Monhangara, no dia 26 de janeiro de 2026, às 20h. As obras selecionadas ficarão expostas por 15 dias, com visitação gratuita ao público. Ao todo, cinco trabalhos serão premiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM