[the_ad id="288653"]

Bem-estar animal ganha reforço com o lançamento do PET Saúde GV

Prefeitura de Valadares retoma serviço gratuito de castração de cães e gatos; saiba como solicitar
FOTO: Ilustração/ Freepik

GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira (5) será lançado o “PET Saúde GV – Programa Integrado de Bem-Estar Animal”. A iniciativa tem como objetivo oferecer cuidados gratuitos para cães e gatos em situação de rua ou pertencentes a famílias de baixa renda. O programa reúne serviços como castração itinerante, atendimento emergencial por meio do SAMU Pet e ações de controle populacional com base no método Captura, Esterilização e Devolução (CED).

Com duração inicial de 12 meses, o PET Saúde GV reúne três frentes principais de atuação:

  1. Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) de cães e gatos em situação de rua, uma medida ética e eficaz para o controle populacional;
  2. SAMU Pet, serviço de atendimento emergencial para animais feridos ou em risco;
  3. Castramóvel, que oferecerá castrações gratuitas itinerantes, agora com um ponto fixo na Rua Arthur Bernardes, nº 503, no Centro da cidade.

Quem será atendido?

O foco do programa são animais que vivem nas ruas ou pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Serão atendidos, prioritariamente, animais resgatados, vítimas de maus-tratos, acidentes ou doenças graves, além daqueles acolhidos por pessoas com baixa renda.

“O público-alvo são animais em situação de rua, sem vínculo formal com tutores, incluindo animais comunitários, e animais pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de acesso gratuito à esterilização cirúrgica e atendimento emergencial. Serão atendidos prioritariamente animais resgatados para fins de controle populacional ético, vítimas de acidentes, maus-tratos ou enfermidades graves, além dos tutelados por munícipes em vulnerabilidade social”, explica o vereador Alê Ferraz.

Atuação em toda a cidade

As ações do programa serão realizadas em todas as regiões de Valadares, com prioridade para as áreas que apresentam maior índice de abandono e vulnerabilidade. A escolha dos locais será feita com base em dados dos órgãos públicos e da sociedade civil envolvida na causa animal.

Além das ações práticas, o projeto inclui uma plataforma digital que permitirá à população solicitar atendimento do SAMU Pet, agendar castrações e acompanhar animais disponíveis para adoção.

Evento de lançamento

Durante o evento de lançamento, será possível conhecer de perto a estrutura do programa. Estarão em exposição a ambulância pet recém-adquirida e o novo veículo com ar-condicionado que dará suporte ao programa CED.

A cerimônia de lançamento contará com a presença do vereador Alê Ferraz, idealizador do projeto, do prefeito Coronel Sandro, além de protetores voluntários e representantes da causa animal. O evento é aberto ao público.

Comments 1

  1. Rosimeire Miranda says:

    Até que enfim… benção puraa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM