Bairro Turmalina reinaugurará Unidade de Prevenção à Criminalidade nesta segunda

FOTO: Getty Images

Nova unidade ficará localizada na rua Cedro, nº 580

A Prefeitura de Valadares locou um novo espaço para o funcionamento da Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) do bairro Turmalina. De acordo com a Prefeitura, o antigo espaço – inaugurado em 2008 – estava em “péssimas condições”. Portanto a unidade será reinaugurada nesta segunda-feira (13), a partir das 15h.

Desta vez, o local conta com melhores condições de atendimento. O objetivo, segundo a administração municipal, é dar visibilidade e continuidade aos trabalhos voltados à redução da criminalidade na região.

Desse modo, a solenidade de reinauguração será em três momentos. No primeiro, às 15 horas, haverá a apresentação de todas as oficinas do Programa de Controle de Homicídios e do Fica Vivo, na Praça em frente à unidade, localizada na rua Cedro, nº 580. Na sequência, às 16 horas, será a solenidade de reabertura, com uma visita guiada para que tanto as autoridades quanto a comunidade conheçam as novas instalações da UPC.

Então para encerrar a ocasião especial, “com chave de ouro”, haverá uma roda de conversa com mulheres da Oficina do Programa Mediação de Conflitos, às 18 horas. O bate-papo vai tratar de assuntos essenciais como prevenção à violência contra a mulher, empreendedorismo e empoderamento feminino.

Atividades

Os programas contam com oficinas de vôlei, basquete, futsal e automaquiagem. A iniciativa tem como propósito reduzir o número de crimes na região por meio de oportunidades que valorizam adolescentes e jovens. Aliás participam dessas atividades, atualmente, cerca de 150 assistidos, de 12 a 24 anos. Além disso, a Prefeitura informa que o edital está aberto para contratação de novos oficineiros.

Para maior suporte, o público também tem, à disposição, atendimento de profissionais com formação em Serviço Social e Psicologia.

“Todo este trabalho tem gerado resultados positivos. Prova disso é que, de acordo com dados do Observatório de Segurança Pública Cidadã (OSPC/Sejusp), foram registrados, no bairro Turmalina, 11 homicídios em 2012 e apenas 2 no ano passado – uma redução de 82% nos crimes contra a vida na área de abrangência da UPC (na faixa etária do Fica Vivo)”, celebra a Prefeitura.

Conheça o Fica Vivo!

O Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo! atua na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens de 12 a 24 anos, em áreas que registram maior concentração desse fenômeno.

Em Valadares, apenas em 2022, foram realizados 6 mil atendimentos nas diversas modalidades desse Programa. Além disso, foram feitas uma média de 7 oficinas por mês no território do Turmalina e Carapina, totalizando uma média de 213 atendimentos em oficinas por mês. E mais: uma média de 178 jovens foram atendidos em cada mês.

Saiba mais sobre o Programa Mediação de Conflitos

Enquanto o Programa Mediação de Conflitos, que faz parte da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, tem por objetivo promover meios pacíficos de administração de conflitos em níveis interpessoais, comunitários e institucionais, que contribuam para minimizar, prevenir e/ou evitar que estes se desdobrem em situações de violências e criminalidade.

Em Valadares, no ano passado, houve uma média de 155 pessoas atendidas por mês no território do Turmalina e Carapina. Dos 4.454 atendimentos feitos: 873 foram individuais; 116 coletivos; 1.593 de organização comunitária e 1.872 de projetos. E mais: 1.131 ações foram realizadas junto à rede parceira.

Contém informações da Prefeitura de Valadares*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM