[the_ad id="288653"]

ATUALIZAÇÃO: nível do Rio Doce baixa para 1,87 metro em Valadares

Nível do Rio Doce baixa em Governador Valadares
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – O nível do Rio Doce baixou em Governador Valadares, Minas Gerais, nesta sexta-feira (26). De acordo com a Defesa Civil Municipal, o rio atingiu a marca de 1,87 metro na régua do SAAE, às 18h.

A previsão é que o nível do rio continue abaixando gradativamente; às 17h, o rio estava 1,91 metro. A Defesa Civil segue monitorando o Rio Doce em toda a sua bacia. Então qualquer mudança será imediatamente comunicada por meio dos canais oficiais da Prefeitura, imprensa, aplicativo Rio Doce Alerta e carros de som, se houver necessidade.

Contudo em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone 199. A Defesa Civil Municipal está a postos para atender a população.

Monitoramento do Rio Doce

Na manhã desta sexta-feira (26), o nível do Rio Doce, em Governador Valadares, chegou a registrar 2,05 metros, na régua do SAAE. Essa medição permaneceu estável até as 11h. E ao longo da tarde, o nível do rio foi abaixando até as 18h registrar 1,87 metro – ainda dentro da cota de alerta, que é 1,85 metro. Ainda na quinta-feira (25), no final da tarde, a Defesa Civil já havia informado que o Rio Doce atingiu 1,44m na régua do SAAE. O fato aconteceu por volta de 17h.

A Defesa Civil também destacou que os fenômenos Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e El Niño estão prejudicando as previsões do tempo. Com isso, tempestades inesperadas podem acontecer nos próximos dias. Vale ressaltar que neste período é importante que a população ribeirinha permaneça atenta aos comunicados oficiais da Prefeitura.  

Aplicativo que monitora o rio

O aplicativo (app) para celular Rio Doce Alerta, lançado no final de dezembro de 2023, adiciona uma nova ferramenta a favor da informação. Assim, por meio do app é possível monitorar o nível do rio, acompanhar as últimas medições, os níveis de alerta tanto na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) quanto do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Além disso, por meio desse aplicativo, a Defesa Civil poderá enviar notificações aos usuários com orientações e comunicados, tornando-se mais um canal oficial de comunicação da Defesa Civil com a população. Saiba mais sobre o app Rio Doce Alerta clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM