[the_ad id="288653"]

Associação Santa Luzia está com despensa vazia e necessita de doações

FOTO: Divulgação

A Associação Santa Luzia está precisando da ajuda dos valadarenses. Segundo a instituição, a despensa está vazia e as necessidades dos 74 acolhidos não diminuem. Quem quiser ajudar, pode entregar as doações na sede da Associação Santa Luzia (Rua Israel Pinheiro, nº 77 – São Pedro) ou ligar para (33) 3225-1420, que a instituição manda buscar. Outra opção é a doação em dinheiro, pelo PIX 20.971.271/0001-00, com envio do comprovante para o whatsapp (33) 3225-1420.

A associação também convida a população a visitar a tradicional barraca de pastéis nas Barraquinhas de Santo Antônio. O lucro serve como complemento para a renda da instituição sem fins lucrativos.

Produtos

Dentre os produtos que estão faltando, destacam o leite, óleo e café. O leite, essencial para uma dieta balanceada, já que grande parte dos moradores faz uso de medicamentos fortes, é um dos alimentos mais consumidos na instituição. São usados 48 litros por dia e 1.440 litros por mês, com um custo de R$ 5.745,60.

Outro item que está faltando na despensa é o óleo. São 2 litros por dia e 60 litros por mês, utilizados no dia a dia para o preparo dos alimentos. Além disso, neste período do ano, o consumo do óleo é dobrado, devido à fritura dos pastéis durante as barraquinhas de Santo Antônio. Sem o produto, a participação da Associação durante os 13 dias de evento pode ficar comprometida.

Ainda de acordo com a Associação, produtos como o café (50kg por mês), feijão, detergente (45 litros por mês), papel higiênico e sabão em barra também estão em falta, e sem as doações é necessário comprar os produtos, o que compromete o orçamento e o caixa da instituição todos os meses. “Os custos com as mercadorias aumentaram muito. Como são 74 moradores, tudo fica bem caro. As doações agregam muito para a instituição que não possui fins lucrativos”, afirma a coordenadora administrativa da associação, Elisângela Medeiros.

A Associação

A Associação Santa Luzia é uma instituição de longa permanência, filantrópica, sem fins lucrativos, que existe há 58 anos. Sua história teve início em 1965, quando José Tibúrcio de Oliveira, cego, se uniu a outros sete cegos da cidade e, juntos, eles alugaram uma casa, na rua Cláudio Manoel, com a ideia de “formar uma família”. Mesmo com o comprometimento inicial dos envolvidos, a escassez de recursos começou a inviabilizar a continuidade do projeto.

A ideia foi salva pelo então Bispo Dom Hermínio Malzone Hugo, que encarregou ao Dr. Cyro Siman a missão de criar condições para que o projeto prosperasse. Em 1968, uma reunião na Rádio Por Um Mundo Melhor marcou o início da segunda fase da Associação. Lá, foi eleita a primeira diretoria da instituição, contando com o Sr. Cyro Siman como primeiro presidente.

Dos primeiros passos até os dias atuais, a Associação Santa Luzia consolidou-se como referência em abrigo de idosos e pessoas com deficiências de qualquer idade. Atualmente, 74 pessoas são acolhidas pela instituição, em uma área de 3.364,00 m², subdividida em ala masculina, feminina, cuidados especiais, cozinha, refeitório, lavanderia, dispensa, escritório, sala de psicologia, fisioterapia e terraço para recreação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona lei que regulamenta apostas esportivas

🔊 Clique e ouça a notícia Medida tributa empresas e apostadores e define regras de exploração BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o Projeto de