GOVERNADOR VALADARES – Após décadas de espera, a duplicação da ponte do São Raimundo, na BR-116, em Governador Valadares, avança em meio a burocracia que tirar do papel uma obra dessa magnitude. A ordem de serviço que autoriza o início da construção será assinada nesta segunda-feira (2), durante evento com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). A solenidade será realizada no Parque de Exposições José Tavares Pereira, às 15h, e marcará também a apresentação do balanço dos 100 primeiros dias de intervenções na BR-381, outra importante rodovia federal que corta o estado de Minas Gerais.
O anúncio da visita do ministro foi feito pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT) nas redes sociais, na noite de quarta-feira (28). Procurado pelo Diário do Rio Doce, o Ministério dos Transportes informou que a agenda oficial do ministro ainda está sendo finalizada. A concessionária EcoVias Rio Minas confirmou que a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da ponte está prevista para acontecer no evento, que será fechado para convidados.
A ponte
A duplicação da ponte sobre o rio Doce, no trecho urbano da BR-116, é uma das demandas históricas da população valadarense. Diariamente, milhares de motoristas enfrentam congestionamentos para atravessar a estrutura, que se tornou um gargalo no trânsito da cidade e um entrave para o escoamento de produção e o deslocamento entre bairros.
A obra ganhou sinal verde em março deste ano, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença ambiental necessária, publicada no Diário Oficial da União. Desde então, a EcoVias Rio Minas vem executando atividades preliminares e mobilizando equipes para o início das intervenções.
“Sabemos o quanto essa obra é aguardada, principalmente pela população local, e reforçamos nosso compromisso em manter todos informados sobre o cronograma e as próximas fases da intervenção”, afirmou a concessionária em nota enviada ao Diário do Rio Doce.
Como será a duplicação
A primeira etapa do projeto prevê a construção de uma nova ponte paralela à estrutura atual, com faixas exclusivas para veículos, além de passeios em ambos os lados destinados a pedestres e ciclistas. A nova ponte será erguida sem interferir no tráfego existente. Segundo as informações divulgadas pela concessionária a nova ponte será construída do lado da rodovia que fica o Parque de Exposições. Quando concluída, o fluxo será desviado para a nova estrutura, permitindo que a ponte antiga passe por uma completa reabilitação.
De acordo com Lucas Carlos Limas Salvador, diretor de engenharia da EcoRioMinas, a previsão é que a nova ponte fique pronta entre 12 e 15 meses, dependendo das condições climáticas. “Se começarmos em períodos de estiagem, conseguimos avançar mais rápido nas fundações”, explicou em entrevista no mês de fevereiro.
Além da duplicação da ponte, o projeto contempla a duplicação de 7,82 quilômetros da BR-116 entre o ponto da empresa Gontijo e o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O plano também inclui 5,19 quilômetros de vias marginais, três passarelas para pedestres e ciclistas no trecho entre os bairros Planalto e Vila Rica, além de três passagens subterrâneas no bairro Vila Isa e um retorno em nível nas proximidades da PRF.
As vias marginais foram projetadas para manter o nível atual da rodovia, evitando prejuízos no acesso de moradores e comerciantes aos bairros vizinhos. Já as passarelas e passagens subterrâneas visam aumentar a segurança viária e garantir mobilidade para a população local, conectando os dois lados da cidade sem a necessidade de percorrer longas distâncias.
Intervenções estratégicas
Outros dois pontos estratégicos de Governador Valadares também passarão por transformações significativas: o viaduto da Avenida JK e a região da ferrovia que dá acesso ao bairro Jardim Pérola. O projeto prevê a adaptação do viaduto para criação de um retorno em desnível, utilizando a estrutura já existente com uma espécie de “mão inglesa”, sem necessidade de semáforos ou rotatórias. A expectativa é reduzir os engarrafamentos e melhorar a fluidez do trânsito.
Na ferrovia, será construído um novo trevo em desnível, que permitirá cruzamento seguro sem afetar o tráfego ferroviário. “Essas mudanças foram pensadas para facilitar a vida de quem mora em bairros cortados pela BR-116 e que hoje enfrentam dificuldades para cruzar a rodovia”, destacou Lucas Salvador.
Comments 7
Ver pra crer…
SAI DE VALADARES EM 80
FAZ 45 ANOS
MORO EM GUARULHOS
ESCREVAM O QUE DIGO
SO IRAM MEXER NESTA PONTE POR CAUSA DO CONTRATO E PEDAGIOS CAROS QUE ESTAO NA BR 116. MG
MAIS CAROS QUE SP
EX BANDEIRANTES E HANGUERA
OTIMAS RODOVIAS
13 POR EIXO
AI NEM COMEÇARAO JA SAIU DO PAPEU
COM PREÇOS ASTRONOMICOS
AI VEM ESSE (ministriosinho )DOS TRANSPORTES E DIZ QUE O PEDAGIO ESTA BARATO,E LEVANTAR A BANDEIRA DELES
QUERENDO ENGANAR O POVO,POIS QUEM ESTA BANCANDO Estamelhoria e o povo com dinheiro do pedagio
Gostaria de ver o projeto de como vai ficar
A ecoriominas está deixando a desejar ja, pedágio caro e não está dando manutenção na br mais, tem árvores praticamente dentro da pista onde caminhões mais altos batem nos galhos, e a pista tbm ja começa a ter algumas rachaduras e logo dara buraco, outro ponto e a br 381 que parece que estão fazendo o asfalto de ré, e muito mal feito!
Agora não é só Valadares, num âmbito geral
o País ganha, pode se dizer que o Brasil
passa por aqui.
Parabéns, EcoVias(EcoRioMinas).
Muito bom isso tudo, graças a Deus 😊😊, mas apenas uma dúvida, prá que assinatura de ordem de serviço, se tudo isso já era previsto ser feito durante a entrega a concessionária, a politicagem continua a mesma , isso e muito triste 😢😢 , talvez eu esteja errado e desinformado, se estiver peço desculpas.
Não quero ser pessimista, mas acharam mais uma fonte de dinheiro, tomara que seja concluída!