[the_ad id="288653"]

Após confirmar que furou fila da vacinação, Carlos Eduardo Amaral é demitido da SES-MG

O escolhido para comandar a secretaria é o presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou na manhã desta sexta-feira (12), em seu perfil no twitter, a demissão de Carlos Eduardo Amaral, que comandava a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O ex-secretário e mais 805 servidores da pasta furaram fila da vacinação contra a Covid-19. O novo secretário escolhido é Fábio Baccheretti Vitor, presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Tanto a nomeação do novo secretário como a exoneração do anterior serão publicadas no Diário Oficial do Estado, amanhã (13).

Ainda no twitter, Zema agradeceu o trabalho de Carlos Eduardo Amaral enquanto atuou como secretário na SES-MG. “Agradeço o trabalho que realizou à frente da secretaria, em especial no combate à pandemia e na gestão para a futura retomada das obras dos Hospitais Regionais no Estado”, disse.

Zema também elogiou o novo escolhido para dirigir a SES-MG. “Seu trabalho no combate à pandemia, desde o início, colaborou para os resultados relevantes em expansão de leitos e referência clínica no combate à Covid-19, garantindo a Minas um dos melhores resultados dentre todos os estados do país”.

Fábio Baccheretti Vitor foi o escolhido como novo secretário da SES-MG (foto: Divulgação Fhemig)

ALMG instaura CPI para investigar irregularidades no processo de vacinação no Estado

Na última quarta-feira (10), Carlos Eduardo Amaral participou de uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi cobrado pelos parlamentares do porquê dele ter sido vacinado, junto com outros servidores da pasta, não obedecendo às diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

Ele confirmou que furou fila da vacinação e se justificou dizendo que queria servir de exemplo, já que ele não gostaria de ser visto como uma pessoa que era contra a vacina. A imunização do então secretário não foi registrada. A ALMG instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado.

Comunicado SES-MG

No mesmo dia da reunião da ALMG, a SES-MG postou um comunicado em seu site oficial informando sobre a vacinação de servidores da pasta. “A SES-MG só possibilitou a vacinação de seus trabalhadores após o recebimento de mais de 70% do quantitativo de doses destinados para trabalhadores da saúde em Minas Gerais, conforme estimativa do Ministério da Saúde. A decisão foi tomada por deliberação entre os gestores municipais e estaduais por meio da Comissão Intergestores Bipartite do SUS MG – CIB, de 9 de fevereiro de 2021, que esclareceu que fazem parte dos grupos iniciais prioritários da vacinação os trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e órgãos estaduais de saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público”.

No mesmo comunicado, a SES-MG ressaltou que todos os servidores da pasta são trabalhadores da saúde, independentemente de vínculo e formação acadêmica, mas que só puderam ser imunizados quem trabalhava na Rede de Frio Estadual, Centrais Regionais de Regulação Assistencial, Farmácias de Minas e Almoxarifado para garantir o funcionamento desses serviços; trabalhadores que estão ou necessitam (com justificativa) ir para o campo (investigação, inspeções sanitárias, vistorias e visitas técnicas), garantindo que as ações sejam executadas nos territórios, principalmente os municípios em situação crítica para a Covid-19; trabalhadores que precisam executar suas atividades presenciais para reduzir o risco de disseminação da doença e provocar, como consequência, um surto por Covid. A SES-MG ainda revelou que “muitos de seus servidores visitam hospitais, fazem viagens relacionadas a políticas públicas na área de saúde, razão pela qual são grupos prioritários”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM