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Aplicativo escaneia produtos de supermercados para fornecer informações nutricionais

App criado na UFMG abastecerá pesquisa de doutorado com dados sobre a eficácia de diferentes modelos de rotulagem frontal

Você confere as informações nutricionais antes de comprar um alimento? E, ao conferir, compreende tudo o que está escrito ali, nas embalagens dos produtos? Com o objetivo de ajudar os consumidores a lidar com esse tipo de dificuldade e de investigar as opções de “rotulagem nutricional frontal” mais eficazes, pesquisadores da UFMG criaram um aplicativo de celular que, ao escanear os códigos de barra de alimentos processados e ultraprocessados, informa sobre a presença de nutrientes em excesso, como açúcares, gordura saturada e sódio. Disponível para o sistema operacional Android, o aplicativo RotulApp pode ser baixado gratuitamente.

Desenvolvido pelo pesquisador Alessandro Rangel Carolino Sales Silva para ser usado pelo público em situações reais de compras, o aplicativo é parte do doutorado que ele cursa no Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA) da Faculdade de Farmácia da UFMG, sob orientação da professora Lucilene Rezende Anastácio. O pulo do gato é que, ao ser usado pelos clientes, o aplicativo paralelamente abastece a pesquisa de Alessandro com informações sobre a eficácia das diferentes opções de “rotulagem nutricional frontal” atualmente em uso no Brasil e na América Latina, aspecto que é o foco da sua pesquisa. Para isso, ao fim do uso, o aplicativo pede que os usuários respondam a um questionário. “Já contamos com aproximadamente 3.340 produtos industrializados cadastrados em nossa base de dados”, explica o pesquisador.

Alessandro Rangel integra o grupo Pesquisa em Ciência de Alimentos e Nutrição (PeCAN) da UFMG, cujos projetos de pesquisa têm estudado, entre outros assuntos, a rotulagem dos alimentos e as formas de comunicação das informações nutricionais, além de potenciais problemas relacionados à utilização das informações básicas disponibilizadas nas embalagens dos produtos. “A maioria dos consumidores vai ao supermercado e não consegue compreender os dados inseridos nos rótulos dos alimentos”, avalia Alessandro. “Em razão disso, as pessoas fazem escolhas sem que estejam completamente conscientes sobre o que, de fato, estão consumindo”, completa. Seu projeto de pesquisa é financiado pelo Ministério da Saúde/CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). UFMG

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