[the_ad id="288653"]

Aplicativo apresenta lista de criminosos mais procurados de Minas

FOTO: Divulgação/Sejusp

BELO HORIZONTE – Procura-se é o nome do mais novo aplicativo que possibilita aos cidadãos de Minas participar mais ativamente da Segurança Pública do nosso Estado. Assim, com apenas um clique, qualquer cidadão poderá ver a lista dos criminosos mais procurados de Minas. Dessa forma os mineiros também poderão receber instruções para fazer a denúncia, de forma anônima e sigilosa, pelo Disque Denúncia 181. O aplicativo está disponível na Play Store e na App Store, para os sistemas operacionais Android e IOS. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou o APP nessa semana. 

Informações no app

Dessa maneira, após baixar o aplicativo, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo terá acesso a informações. São disponibilizados, por exemplo, o nome do indivíduo procurado, foto, apelidos, RG, CPF, crimes cometidos e outros detalhes. Além disso o Procura-se também possibilita fazer compartilhamentos em redes sociais como o Twitter, Facebook e Whatsapp. Similarmente fornece aos cidadãos as últimas notícias sobre a segurança pública em Minas. A Diretoria de Sistemas de Informação (DSM), da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Sejusp, desenvolveu a ferramenta.

A Segurança Pública de Minas Gerais, aliás, atualizou a lista dos mais procurados de Minas no dia 23 de agosto. Assim, doze alvos considerados prioritários para o sistema de Justiça mineiro entraram na lista. A lista de procurados, entretanto, tem homens com mandados de prisão em aberto, com ficha criminal que contém práticas reiteradas de crimes. 

Bons resultados

O aplicativo reforça os objetivos do programa de prender os criminosos e dissuadir a movimentação dos indivíduos. Por isso, a disseminação das imagens em locais de alto tráfego, bem como no mundo virtual, pode ser muito eficaz. Nas cinco edições anteriores do “Procura-se,” realizadas em 2011, 2012, 2017 e 2021, a polícia conseguiu localizar 51 dos 62 criminosos. O valor corresponde a um índice de 82% de êxito. 

A coordenação do programa Procura-se está a cargo da Sejusp. O programa tem a colaboração da Polícia CivilMilitarBombeirosPolícia Penal, Sistema Socioeducativo, Ministério Público e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Seu propósito central é a captura de indivíduos foragidos da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM