Ao lançar programa de proteção à criança em Valadares, Damares prega fortalecimento de vínculos familiares

Em visita a Governador Valadares nesta quarta-feira (26), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou parceria com a Prefeitura para fomentar políticas públicas e assistenciais no município. Ao passar pela cidade, a ministra pregou o fortalecimento de vínculos familiares.

As parcerias com a Prefeitura anunciadas por Damares incluem a implantação do Programa Criança Protegida, fortalecimento dos conselhos tutelares com carros e equipamentos, programas para contemplar idosos, jovens e mulheres, fomentando o empreendedorismo e o programa “Famílias Fortes”. “Queremos, dessa forma, fortalecer os vínculos familiares. Queremos promover oficinas para pais ou pessoas que exercem essa função dentro do ciclo familiar e assim fazer com que as habilidades parentais sejam desenvolvidas”, disse a ministra.

A comitiva de Damares Alves foi recebida em Valadares pelo prefeito André Merlo (PSDB), o vice-prefeito e secretário de Governo, David Barroso (DEM), e outras autoridades. “A presença da ministra muito nos alegra, pois queremos ombrear com o Governo para realizar diversas ações e precisamos muito desse reforço, desse auxílio para nossa cidade”, comentou o prefeito.

Agenda da ministra

Após encontro com lideranças religiosas e uma breve visita à nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Central), Damares participou de reunião no auditório da Prefeitura, com prefeitos da região, para apresentações de trabalhos do Ministério alusivos aos temas da pasta, o lançamento do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e assinatura do Decreto que cria a Ouvidoria Racial Municipal.

“A gestão do prefeito André é a que mais pensa e investe nas políticas para minimizar as desigualdades, e é assim que conseguimos trabalhar e mudar essa realidade no nosso município”, ressaltou o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.

Em seguida, uma visita para a entrega da reforma da Praça de Esportes com 100% de acessibilidade. O local foi adaptado para promover a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas mais diversas atividades oferecidas pela Prefeitura no local. “A nossa Praça de Esportes sempre foi um espaço muito especial, e agora mais ainda, podendo permitir acesso a todos aqueles que querem usufruir de um instrumento público e adequado para a prática esportiva”, ressaltou André Merlo.

Por fim, a ministra Damares pôde acompanhar um pouco de um serviço custeado pelo SUS que, desde agosto de 2019, coloca Governador Valadares como a primeira cidade da região a oferecer gratuitamente a Equoterapia para 85 pacientes, sendo 65 adultos e 20 crianças do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Otávio (CADEF). A terapia utiliza o cavalo como ferramenta terapêutica no processo de reabilitação de pessoas com deficiência. É uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a Equovila, e é realizada nas dependências do Parque de Exposições José Tavares Pereira.

”Poder mostrar o que acontece aqui na Equoterapia, os benefícios da terapia, é uma oportunidade de voltar os olhos tanto do governo quanto da sociedade para um serviço que proporciona saúde, inclusão e mais qualidade de vida para os nossos pacientes e familiares”, ressaltou Sônia Correia de Aguiar, pedagoga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM