Ano letivo em Timóteo começa na próxima quarta-feira

As aulas nas 18 escolas municipais serão presenciais com adoção de protocolos sanitários

As aulas na rede municipal de ensino de Timóteo começam na próxima quarta-feira, dia 9 de fevereiro. Visando a organização do ano letivo, alinhamento das atividades e adoção do novo protocolo sanitário, foi realizada, no último dia 1º, uma reunião entre os representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e os diretores escolares empossados no dia 27 de janeiro. 

A próxima segunda-feira (7) será reservada para o planejamento interno com os professores e, na terça-feira (8), haverá uma palestra em dois períodos para os profissionais da Educação, com a psicóloga Katsue Miriam Avilla Watanabe, com o tema: “Ponte entre emoções e conhecimento”. As palestras acontecerão na sede do Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.

Ao todo, cerca de 6 mil alunos, distribuídos em 270 turmas, retornam às atividades presenciais nas 18 unidades escolares situadas em Timóteo, entre Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, conhecido popularmente como professor Vespa, o ano letivo começa com algumas novidades, como a implantação de salas de recursos em 11 escolas, para os alunos com necessidades especiais e àqueles com defasagem educacional. Outra novidade é a ampliação de 4 para 7 escolas da rede municipal beneficiadas com o projeto de tempo integral. Todas as escolas contarão também com um professor de biblioteca por turno.

Além disso, o setor pedagógico ganhará um reforço na equipe com um professor de Matemática, que ficará responsável pelo acompanhamento do projeto Atleta Cidadão, com jogos educacionais, e de um professor de Português, para coordenação dos professores de biblioteca. Os profissionais também irão auxiliar na reorganização do currículo destas disciplinas. 

A Secretaria iniciou a implantação do Sistema de Gestão da Educação Pública, que introduzirá uma série de otimizações dos processos escolares, como, por exemplo, o diário escolar on-line. 

Protocolos

De acordo com o professor Vespa, a volta às aulas em Timóteo foi pensada de forma a garantir a segurança sanitária de alunos, professores e demais trabalhadores da Educação. Assim, serão exigidos o uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca, lavagem e higienização das mãos e a limpeza e manutenção frequente das instalações. 

Nesse sentido, o secretário de Educação pede encarecidamente aos pais e responsáveis que vacinem os estudantes, pois a vacina é segura e impede a circulação dos vírus.

Furgão

A Secretaria de Educação começa o ano letivo com o reforço de um Furgão Peugeot Expert, que será utilizado exclusivamente no transporte de material pedagógico e de limpeza. Com esse veículo, a Secretaria espera reduzir os custos de transporte e otimizar a logística de entrega de produtos e insumos para as escolas.

InformaçõesPMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM