Alunos do Senai criam bicicleta adaptada para família de criança portadora de necessidade especial

O projeto de conclusão de curso foi marcado pela inovação e atendimento à demanda de uma família; a apresentação será nesta quarta (4)

Os formandos do técnico em eletromecânica do Senai decidiram criar um projeto social de conclusão de curso: uma bicicleta adaptada para quem não possui condição de conduzir sozinho o equipamento, e que simula, ao mesmo tempo, vivência real de pedalar e guiar. Nesta quarta (4) eles apresentarão o projeto no auditório da Fiemg/Senai a partir das 19h.

A ideia do projeto começou com o instrutor do Senai Marcos Soares, que encontrou uma família em um supermercado da cidade e viu uma criança com o sonho de andar de bicicleta, mas, pela falta de equilíbrio, não consegue realizar essa ação sozinha. A história comoveu Soares, que trouxe a situação para a turma.

De acordo com o instrutor, a criança possui força nos membros inferiores, porém, não tem equilíbrio e, além da fisioterapia já realizada, a rotina de pedalar possibilitará estimular os músculos, fortalecendo as pernas, possibilitando a caminhada e, consequentemente, o equilíbrio.

Desde o ano passado, o equipamento está sendo elaborado e construído pela turma, com o acompanhamento de Soares. A bicicleta foi projetada para que a criança esteja com os pés fixos no pedal e as mãos no guidom, na parte dianteira. A diferença das bicicletas comuns é que essa possui outro guidom e outros pedais, na parte traseira, que serão conduzidos por uma outra pessoa, que andará na companhia da criança, sem privá-la, porém, do prazer de sentir-se pedalando e guiando o equipamento.

Para a gerente do Sesi/Senai, Jacqueline Iamin, o projeto sensibiliza e emociona a todos que conhecem a proposta. “Desde que assumi a Unidade, meu objetivo tem sido conscientizar à equipe, que o Senai existe para transformar a vida das pessoas. A indústria precisa que os novos empregados tenham essa percepção do que as pessoas precisam. Esse projeto vai além da sala de aula: vai promover felicidade a uma criança que hoje tem um sonho, mas ainda via distante a possibilidade de realizá-lo. A partir de hoje, os novos técnicos em eletromecânica, acompanhados do instrutor Marcos, tornaram possível essa realização. Estou muito feliz e parabenizo aos alunos e ao instrutor por esse projeto diferenciado”, pontuou.

O instrutor Marcos Soares está satisfeito com o resultado. “O projeto deu certo e agora poderemos melhorar a vida social e a condição física dessa criança, que poderá passear pelas ruas de Valadares em sua bicicleta. O sonho foi realizado”, disse.

Um dos momentos mais esperados do evento é a entrega surpresa da bicicleta à família da criança, dando a ela a oportunidade de sair pedalando e se divertindo, o que certamente proporcionará mais qualidade de vida.

O Senai está na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, JK II. A participação no evento é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM