Alunos com problemas de visão ganham óculos em Fabriciano

Ação é consequência de um mutirão de exames realizado no município, que detectou alto número de pessoas com alterações na visão

Quem precisa do auxílio dos óculos para as atividades diárias sabe da importância desse acessório. Mas, infelizmente, ele ainda não é acessível a todos quando se leva em consideração o investimento. Os valores podem variar, dependendo da necessidade do usuário. No entanto, a realidade de muitos pode mudar em Coronel Fabriciano.

A realização de um mutirão de exames oftalmológicos na cidade do Vale do Aço teve como objetivo incentivar a população a cuidar da saúde dos olhos e resultou em uma nobre iniciativa do poder público. 

Isso porque cerca de seiscentos alunos da rede pública municipal de ensino apresentaram alterações nas vistas, despertando não só a preocupação do Município, mas o desejo de ajudá-los a melhorar as condições da visão.

Dando início aos trabalhos, os primeiros óculos foram entregues na última sexta-feira (22) na Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde, no bairro Mangueiras, onde cerca de 50 crianças apresentaram problemas de visão, segundo os primeiros levantamentos.

“A realização dos exames foi por meio de convênio com o Instituto Luz para Vida em parceria com a Mercedes Benz do Brasil. A carreta do instituto, plenamente equipada com ambulatório e clínica avançada, estacionou na Praça da Estação, onde examinou todos os estudantes da rede pública municipal e os moradores cadastrados que aguardavam o atendimento especializado”, detalhou a assessoria de comunicação. 

Ainda segundo a Prefeitura, a população adulta diagnosticada com doenças como glaucoma, pterígio e catarata também terá a continuidade do tratamento, e as cirurgias de catarata serão realizadas no Hospital Dr. José Maria Morais. As datas das cirurgias serão informadas em breve.

O prefeito, Dr. Marcos Vinícius, participou da entrega e destacou a importância do investimento para a qualidade de vida das crianças.

“Não podíamos deixar de fornecer os óculos. São crianças, filhos de pessoas carentes que certamente não teriam condições de adquirir. Isso agora vai fazer parte da nossa política de saúde, e todos os anos vamos examinar nossas crianças e fornecer os óculos a quem precisar”, informou.

Para a Secretaria de Educação, o investimento resultará em mais aprendizado. O secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, disse estar surpreso com a quantidade de crianças que precisavam e não usavam óculos, e que sequer sabiam dessa necessidade.

“São muitas crianças que muitas vezes relatavam dificuldade de aprender, mas a gente não sabia que era porque elas não enxergavam o quadro. Agora isso vai mudar inclusive nas tarefas de casa, na leitura dos livros e até no comportamento em sala de aula. Quem enxerga bem convive até melhor com os colegas, os pais e os professores”, disse.

O secretário Ricardo Cacau ressaltou que o trabalho do poder público em parceria com a educação foi brilhante. “Conseguimos organizar os atendimentos na praça da estação, atendendo até 500 crianças e adultos em um só dia. Entregar os óculos para essas crianças é como dar a elas um novo rumo em sua vida escolar. Isso é fazer saúde de qualidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como