GOVERNADOR VALADARES – A partir do dia 12 de maio, a Rua Afonso Pena, uma das mais movimentadas vias de Governador Valadares, passará por uma importante obra de modernização no sistema de abastecimento de água. A iniciativa da concessionária Águas de Valadares busca solucionar os constantes rompimentos da rede, que, só nos últimos 12 meses, registrou 40 vazamentos e 38 rompimentos de ramais.
De acordo com a concessionária, cada rompimento impacta diretamente o abastecimento de pelo menos 20 bairros da cidade. O problema se deve, em grande parte, à antiga tubulação de cimento amianto — material que ainda corresponde a mais de 200 km das redes da cidade, cerca de um terço do total. Por ser frágil e suscetível à corrosão, o amianto contribui para a instabilidade do sistema.
Troca de 1.200 metros de rede
A obra contemplará a substituição de 1.200 metros de rede antiga por tubos de PVC Defofo, mais resistentes, flexíveis e duráveis. Os trabalhos acontecerão entre as ruas Belo Horizonte (Centro) e José Rodrigues Ferreira (São Geraldo), com previsão de duração de até 120 dias.
Além das redes, cerca de 150 ramais também serão substituídos. A execução será feita quarteirão por quarteirão, das 7h às 17h, e contará com o apoio de agentes de trânsito para orientar pedestres e motoristas. A estimativa é de que cada quarteirão leve cerca de 12 dias para ser finalizado.
Obras de drenagem e apoio das secretarias
Paralelamente à intervenção da Águas de Valadares, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) aproveitará a abertura da via para realizar obras de drenagem, evitando que o local passe por novas intervenções no futuro.
Para minimizar os impactos na rotina dos moradores e comerciantes da região, reuniões entre a Prefeitura, SMOSU, SAAE, CDL-GV, ACGV e a própria concessionária têm sido realizadas. O objetivo é garantir que as ações sejam feitas com agilidade e menor transtorno possível.
Medidas para reduzir impactos
Durante as obras, o estacionamento será limitado no trecho em execução e, caso haja bloqueio de acesso a garagens, o solo será recomposto ao final do dia para garantir o trânsito local. Para reduzir o incômodo, serão utilizadas máquinas menos ruidosas e caminhões-pipa para conter a poeira nos horários mais críticos.
Mais eficiência no abastecimento
A substituição das antigas redes de cimento amianto vai garantir maior regularidade no abastecimento, aumento da vazão e mais segurança operacional, além de melhorar a prestação dos serviços de água em toda a região.
A expectativa é que, ao final da obra, os moradores e comerciantes da Rua Afonso Pena e entorno tenham mais tranquilidade, sem os constantes transtornos provocados por rompimentos de rede.