[the_ad id="288653"]

Agentes de imigração testam o uso de câmeras corporais em Newark (NJ)

As câmeras devem ser implantadas primeiro apenas entre equipes especializadas do HSI em escritórios nas cidades de Nova York (NY), Newark (NJ) e Houston (TX)

O Departamento de Imigração (ICE) está lançando um programa piloto para testar a viabilidade de exigir que os agentes de imigração usem câmeras corporais, informou um alto funcionário da agência na terça-feira (21). A medida visa ajudar nas investigações criminais e também aumentar a fiscalização das atividades dos agentes.

As câmeras devem ser implantadas primeiro apenas entre equipes especializadas da divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI), órgão subordinado ao ICE, para cerca de 55 agentes em escritórios nas cidades de Nova York (NY), Newark (NJ) e Houston (TX), detalhou o oficial a repórteres.

Os agentes do HSI, que combatem organizações criminosas internacionais envolvidas em lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, contrabando, terrorismo e outros crimes, usariam as câmeras apenas em operações pré-planejadas.

O funcionário acrescentou que o programa piloto será expandido para os outros agentes do ICE, que atuam na deportação de estrangeiros, em um futuro próximo, sem fornecer uma data específica. A agência disse que o momento depende de negociações com o sindicato que representa os agentes.

No início deste ano foi divulgada a possibilidade de equipar milhares de agentes de fronteira (BPC) também com câmeras portáteis. Grupos de ativistas, como a American Civil Liberties Union (ACLU) apelaram à expansão do uso de câmeras para fornecer um registro de abusos em potencial. O ICE foi criticado por alguns defensores por algumas das táticas de seus agentes de prender imigrantes indocumentados.

O secretário do Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, cuja agência supervisiona o ICE, disse em um comunicado que, com o piloto, a agência “está fazendo uma declaração importante de que transparência e responsabilidade são componentes essenciais de nossa capacidade de cumprir nossa missão é manter as comunidades seguras”.

Conforme o presidente Joe Biden, um democrata que prometeu uma abordagem mais humana com relação à imigração do que seu antecessor, o republicano Donald Trump, as prisões do ICE caíram, com a agência se concentrando naqueles que representam riscos à segurança nacional ou à segurança pública.

O oficial sênior disse que o programa piloto seria um “teste piloto” das câmeras para avaliar sua utilidade operacional e custos financeiros. As imagens coletadas estariam sujeitas às leis de liberdade de informação e também poderiam ser usadas em processos criminais.

O oficial detalhou que as câmeras, que serão montadas em coletes, camisas ou capacetes dos agentes, serão fornecidas pela Axon Enterprises Inc, que também foi contratada para equipar os agentes de fronteira. A empresa não quis comentar sobre o programa piloto. Brazilian Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM