[the_ad id="288653"]

Acidente com caminhão lotado de imigrantes indocumentados deixa 55 mortos e 100 feridos

Na última quinta-feira (9), 55 pessoas, a maioria natural da América Central, morreram quando o caminhão em que estavam capotou no sul do México, em um dos piores acidentes envolvendo imigrantes que arriscam suas vidas para entrar clandestinamente nos EUA. A carroceria do veículo se abriu, espalhando pessoas, quando o caminhão bateu em uma curva fechada nas proximidades da cidade de Tuxtla Gutierrez, no estado de Chiapas, de acordo com imagens de vídeo e autoridades de segurança.

Rutilio Escandon, governador do estado, disse que 49 pessoas morreram no local e mais 5 enquanto recebiam atendimento médico. Na sexta-feira (10), ele informou que outra pessoa foi declarada morta.

“Infelizmente, mais uma pessoa morreu”, disse Escandon numa postagem no Twitter, ao oferecer palavras de apoio aos sobreviventes e às famílias das vítimas.

“Com o Governo Federal, garantimos que os feridos e os familiares dos falecidos não estão sozinhos”, afirmou. “Já instruí que prestaremos os cuidados necessários, não pouparemos esforços”.

Em uma filmagem transmitida nas redes sociais, um chocado guatemalteco sentado no local disse: “O trailer não aguentava o peso das pessoas”.

Mais de 100 pessoas estavam no interior da carroceria do caminhão, disseram as autoridades. Várias dezenas de pessoas ficaram feridas e levadas para hospitais em Chiapas, que faz fronteira com a Guatemala. Dezenas de migrantes guatemaltecos foram citados em listas de feridos publicadas nas redes sociais.

Uma testemunha relatou que ouviu gritos e soluços entre os sobreviventes enquanto a equipe de emergência corria para o local onde o caminhão capotado parou em uma pista da rodovia. Imagens mostram uma carroceria branca virada de lado, com feridos espalhados e cobertos com lonas no asfalto. Também havia fileiras do que pareciam ser corpos envoltos em um pano branco. Um vídeo da cena transmitido nas redes sociais mostrava uma mulher segurando uma criança chorando no colo, ambas cobertas de sangue. Outro vídeo mostrou um homem encolhido no interior da carroceria destruída, mal se movendo enquanto os ajudantes retiravam os corpos.

Homens, mulheres e crianças estavam entre os mortos, informou o governo do estado de Chiapas, e o presidente Andrés Manuel Lopez Obrador no Twitter expressou sua tristeza pelo incidente “muito doloroso”.

“Não é a melhor maneira”

Os imigrantes que fogem da pobreza e da violência na América Central normalmente viajam pelo México para chegar à fronteira com os Estados Unidos e, às vezes, se amontoam em grandes caminhões organizados por contrabandistas em condições extremamente perigosas.

“Isso nos mostra que a migração clandestina não é a melhor maneira”, disse Kevin Lopez, porta-voz da presidência da Guatemala, à TV Milênio após o acidente.

“Garantimos que os feridos e as famílias dos falecidos não estão sozinhos”, concluiu o governador de Chiapas, Rutilio Escandon. Brazilian Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM