[the_ad id="288653"]

Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais estará em Valadares na próxima segunda

FOTO: Paulo Morais/MPMG

GOVERNADOR VALADARES – Na próxima segunda-feira, 30 de setembro, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, estará em Governador Valadares para participar de uma solenidade de entrega de viaturas ao Corpo de Bombeiros. O evento ocorrerá às 9h, no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª RISP), no bairro Grã Duquesa.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai entregar oito viaturas ao 6º Batalhão de Bombeiros Militar, responsável por atuar em 124 municípios da região. Os veículos serão utilizados em vistorias de prevenção contra incêndio e pânico, contribuindo para a segurança da população.

Os repasses de recursos das viaturas são do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, administrado pelo MPMG.

Presenças confirmadas

Além de Jarbas Soares Júnior, o evento contará com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento, e da presidente do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, procuradora Thaís de Oliveira Leite. O promotor de Justiça Randal Bianchini Marins, coordenador regional de Defesa do Consumidor de Governador Valadares, também estará presente, além de outras autoridades civis e militares da região.

Sobre o procurador-geral

Jarbas Soares Júnior, natural de Montes Claros (MG), é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde se formou em 1989. Ele ingressou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 1990 e atuou como promotor de Justiça em diversas comarcas do estado, como Januária, Ouro Preto e Itabirito. Em 2001, foi promovido a procurador de Justiça e assumiu a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma).

Ao longo de sua carreira, Jarbas exerceu diversas funções no MPMG, incluindo diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e membro do Conselho Superior do órgão. Já foi procurador-geral de Justiça em dois mandatos (2005/2006 e 2007/2008) e atualmente ocupa novamente o cargo desde dezembro de 2022. Também atuou no Conselho Nacional do Ministério Público e presidiu a Comissão de Direitos Fundamentais do órgão.

Função do Procurador-Geral de Justiça

O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual. Sua função principal é conduzir e supervisionar o trabalho de promotores e procuradores de Justiça em todo o estado, garantindo que as leis sejam cumpridas e defendendo os interesses públicos e coletivos. Ele também representa o Ministério Público perante os tribunais e outras instituições, além de tomar decisões sobre questões administrativas e processuais, como autorizar investigações e recursos em processos judiciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM