GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta quarta-feira (17), docentes e pedagogos da rede municipal de ensino de Valadares reuniram-se com a equipe do projeto bilíngue “Yes, I Can”. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), aconteceu no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Cynara Paiva, pedagoga responsável pelo projeto na SMED, deu início ao evento e explicou o propósito da reunião. “Eu valorizo muito a formação do professor. Como professora de inglês, lutei bastante para que essa formação acontecesse, para ter uma apresentação do projeto que vai impactar diretamente as aulas de inglês nas escolas”.
Vinícius Santana, diretor de projetos de Língua Inglesa do IBGS, destacou a importância da colaboração entre os docentes da rede de ensino e o “Yes, I Can”. “Esse encontro é muito importante para que os docentes de inglês e pedagogos fiquem alinhados com o formato e os aspectos pedagógicos do projeto. Eles vão ter a liberdade para utilizá-lo em sala de aula, para agregar cada vez mais o inglês na rede municipal. Claro que nas escolas vão ter os instrutores do “Yes, I Can”, mas a ideia é construir um trabalho colaborativo”.
Alessandra Barreto, professora de inglês da educação infantil da Escola Santos Dumont, compartilhou suas expectativas em relação ao projeto. “Espero que o ‘Yes, I Can’ possa agregar conhecimento e estabelecer um aprimoramento dentro da rede. Com o projeto, os alunos têm a chance de aprender mais, de serem fluentes em uma segunda língua, além de ajudá-los no crescimento pessoal e profissional”.
Segundo Ana Clara Borges, coordenadora pedagógica de Valadares, o projeto auxilia no desenvolvimento de habilidades linguísticas, cognitivas e culturais por meio de aulas interativas e dinâmicas. “Todo o conteúdo, as aulas, são planejadas para engajar os alunos na língua inglesa, criando situações para que eles possam praticar, brincar com a língua e estimular a compreensão intercultural, contribuindo para sua formação integral, preparando-os para desafios de um mundo globalizado”.