Mulher deficiente precisou da ajuda de vizinhos para conseguir encher um pouco a caixa d’água. Desde janeiro ela sofre com o desabastecimento
GOVERNADOR VALADARES – Uma mulher com deficiência física procurou a reportagem do DIÁRIO DO RIO DOCE para pedir uma solução no abastecimento de água de sua casa, na rua 7, no bairro Santo Antônio. Segundo ela, toda a região, incluindo o bairro Mãe de Deus, sofre com desabastecimento há meses. Ela, inclusive, já procurou um advogado para entrar com uma ação contra a autarquia.
Para provar a situação, a mulher guarda prints de solicitações feitas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Desde o dia 29 de janeiro, após o registro de vários protocolos, o problema continua.
Em uma das notificações, o SAAE informou que enviaria um caminhão-pipa para abastecer o local, porém, o morador seria responsável pelo abastecimento da própria caixa. Ou seja, o caminhão vai até a porta da pessoa e o morador é responsável por abastecer a moradia.
No caso dela, a missão é impossível, por ser deficiente. Vizinhos solidários, no entanto, assumiram o caso e ajudaram a abastecer a caixa d’água.
A falta de água tem incomodado tanto que a mulher chegou a comprar outra caixa d’água e instalar uma bomba, tendo em vista que uma das explicações do SAAE seria de que o problema seria de pressão. No entanto, a torneira continua seca.
Segundo a mulher, o problema não atinge somente ela. Outros moradores do bairro sofrem com o mesmo desabastecimento. Aliás, moradores de vários bairros relatam desde o fim de 2023 problemas com abastecimento em Valadares. No último sábado, inclusive, alguns chegaram a parar o tráfego de veículos em protesto no bairro Jardim do Trevo. Moradores do Palmeiras, Castanheiras, São Raimundo e Altinópolis reclamam das mesmas circunstâncias.
VEJA IMAGENS DO LOCAL
MANUTENÇÃO COMO JUSTIFICATIVA
No site do SAAE, a informação oficial é que nesta terça-feira (19), uma equipe trabalhava no conserto de uma rede de água na rua Angico (próximo ao número 578), no bairro Turmalina e, por essa razão, o abastecimento estava suspenso no bairro.
A manutenção afeta ainda os bairros: Palmeiras, Vila Ozanan, Retiro dos Lagos, Jardim do Trevo, Santa Paula, Sertão do Rio Doce I e II, Santo Antônio, Maravilha e Mãe de Deus.
“A previsão é de que o fornecimento de água seja retomado de forma gradativa após a conclusão dos trabalhos e recuperação do reservatório. O SAAE orienta os moradores que economizem água para que ela não falte nos reservatórios domésticos e comerciais. Em caso de necessidade, caminhões-pipa poderão ser acionados pelo 115 ou WhatsApp (33) 98451-2184”, informa nota do SAAE.
PROBLEMA ANTECEDE MANUTENÇÃO
Apesar disso, os moradores afirmam que o problema não é atual, mas tem causado transtornos desde dezembro de 2023. No Palmeiras, por exemplo, afetado na manutenção desta terça, alguns moradores afirmam estar sem abastecimento há 10 dias.
Nesta quarta-feira foi solicitada ao SAAE uma explicação de como a moradora deficiente faria para abastecer a caixa, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.
MANUTENÇÃO NO VILA ISA
Nesta quarta-feira (20), outra manutenção afetou o abastecimento de água na região do Vila Isa.
O SAAE realizou o conserto de uma rede de água localizada na rua Monte Sião (próximo ao número 435), no Vila dos Montes e, por essa razão, o abastecimento foi suspenso no bairro. A manutenção, no entanto, afetou os bairros Vila Isa, São Raimundo, Vera Cruz, Conquista e Vale do Sol I e II.
“A previsão é de que o fornecimento seja normalizado após a conclusão dos trabalhos, no final do dia. O SAAE orienta os moradores que economizem água para que ela não falte nos reservatórios domésticos e comerciais”.
CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA
O SAAE informa, além disso, que “no mês de janeiro após a forte chuva, pontos distintos da cidade tiveram queda na pressão ou desabastecimento de água (devido a piques de energia que fizeram o tratamento e o bombeamento serem parcialmente interrompidos), e o fornecimento foi normalizado após a recuperação total dos reservatórios.
Em fevereiro, foi feito a substituição de uma rede e para que o serviço fosse realizado, o abastecimento foi suspenso durante o período da obra, o que ocasionou o desabastecimento de modo intermitente em diversos bairros.
No início deste mês, em razão da busca do possível vazamento e também as setes intervenções distintas realizadas nos últimos dias, o abastecimento precisou ser suspenso, afetando o bairro Mãe de Deus – o sistema de rede que atende o bairro é o mesmo do Altinópolis (extenso e que atinge várias regiões da cidade).
Reitera que só ocorre falta de água no local quando há intervenções e a população é avisada através dos canais oficiais da autarquia.”
Comments 1
Quero dizer aqui que o SAAE tem imcorrido em crime contra a população, pois isso é um boicote por parte deles, uma vez que houve a privatização, ninguém atende, whatsapp não funciona, 115 também não…nem diretores em departamentos mais pelo jeito tem pra dar um solução ao povo.