No dia 24 deste mês acontecerá a ação “Valadares e região na Sudene: o que as empresas ganham com isso?”, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva/Univale
Nos dois últimos anos cresceu o número de debates sobre a inclusão de Governador Valadares na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A conquista se deu no dia 7 de outubro de 2021, através da promulgação da Lei Complementar Nº 185, que altera o art. 2º da Lei Complementar nº 125, de 3 de janeiro de 2007. A Lei veio para trazer mais desenvolvimento social e econômico para o município e mais 80 cidades do estado de Minas Gerais.
De lá para cá surgiram muitas dúvidas, e uma delas dá nome ao evento que acontecerá no próximo dia 24: “Governador Valadares e região na Sudene: o que as empresas ganham com isso?”. O evento surge com o intuito de sanar essa e outras dúvidas da população.
A Prefeitura Municipal vai promover palestras, dinâmicas, painéis informativos e encerramento institucional, em que técnicos vão explicar como as empresas da região poderão se beneficiar por estar na área de atuação da Sudene.
“Os empresários de Valadares podem e devem participar do evento para conhecer as oportunidades que a inserção do município na Sudene pode proporcionar aos seus negócios. Entre os benefícios, destacam-se principalmente as vantagens fiscais e dos financiamentos, com baixas taxas de juros, oferecidos pelo Banco do Nordeste, que é o operador financeiro”, ressalta o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.
O encontro é gratuito e vai acontecer das 9h30 às 12h, no dia 24, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva/Univale – na rua Israel Pinheiro, 2000, Universitário.
Confira a programação:
9h30 – “Como acessar os recursos e as linhas especiais de crédito da SUDENE e BNB” – palestra ministrada por Cláudia Silva (coordenadora-geral de Fundos de Desenvolvimento e Financiamento da SUDENE) e por Marco Antônio Araújo (gerente geral do Banco do Nordeste em Teófilo Otoni);
10h15 – “Benefícios fiscais da área de atuação da SUDENE” – painel apresentado por representantes técnicos da SEF e da Receita Federal;
11h – “Apoio do Governo para o desenvolvimento dos negócios” – palestra ministrada por Beatriz Pereira de Almeida (secretária de Desenvolvimento Econômico de Governador Valadares); por João Paulo Braga (diretor-presidente da Invest Minas); e por Carlos Alexandre Gonçalves da Silva (diretor-geral do IDENE);
11h45 – “Encerramento Institucional” – Fernando Passalio (secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais); Gustavo Barbosa (secretário de Fazenda de Minas Gerais); general Carlos César Araújo Lima (superintendente da SUDENE); João Paulo Braga (diretor-presidente da Invest Minas); Carlos Alexandre Gonçalves da Silva (diretor-geral do IDENE) e André Merlo (prefeito de Governador Valadares).