Projeto ‘Agropecuária na Escola’ promove visita de alunos da zona rural à ExpoAgro GV na próxima semana

O projeto contempla escolas do campo que pertencem à rede municipal

“Nós teremos uma atração que é a Agropecuária na Escola. O que significa isso? Os alunos (crianças e adolescentes) – podem ser da cidade ou do interior, de escola municipal – eles chegam ao Parque pela manhã, são recebidos pela diretoria, fazem a rotina lá dentro do Parque, vão à cooperativa, ao Sindicato, e vão para o parquinho se distrair também; vão visitar tudo isso para eles tomarem conhecimento de como é a produção rural“, explicou o vice-presidente da União Ruralista do Rio Doce, José Miguel Merlo, a respeito do novo projeto.

A Prefeitura de Valadares ressaltou que as manhãs da próxima semana serão de muito aprendizado e diversão para as crianças das escolas municipais do campo. O projeto Agropecuária na Escola reunirá alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para um passeio pelo Parque de Exposições a partir das 8 horas da próxima segunda-feira (4). 

Futuro do agronegócio

De acordo com a Prefeitura de Valadares, o objetivo do projeto é potencializar as atividades desenvolvidas nos territórios rurais por meio de conhecimento da comunidade em torno da escola e da valorização da cultura local. Para o vice-presidente, os pequenos e os jovens são o futuro da cultura agropecuária da nossa região e, por isso, recebê-los em um evento como a ExpoAgro é sempre motivo de muita alegria. Tem aluno que nunca viu uma vaca ‘ao vivo'”, brincou José Miguel Merlo durante entrevista ao DRD.

No total, serão 10 escolas participantes com uma média de 80 alunos por dia.

Atividades

Na exposição, os alunos serão recebidos pelas contadoras de histórias. Em seguida participarão de uma apresentação prática relacionada aos “Saberes e Valores do Campo”, uma matéria exclusiva das escolas municipais do campo. A garotada ainda vai conhecer a horta criada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) e aproveitar os brinquedos do parque.

A Agropecuária na Escola é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com a SEMA, Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob, União Ruralista e Sindicato Rural.

Concurso em vídeo

A grande novidade deste ano é o concurso promovido pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Com o tema: “A importância do leite na alimentação”, os alunos gravaram vídeos de 15 a 30 segundos em formato do aplicativo TikTok ou do Instagram (Reels). Posteriormente eles foram enviados, até o dia 24 deste mês. O resultado será divulgado dia 4 de julho, com um evento comemorativo na Exposição Agropecuária e premiação para as três produções mais criativas. Os vencedores serão escolhidos por colaboradores da Cooperativa e convidados.

Confira a programação das visitas:

4/7 – Escola Antônio Castro Pinto e Escola Araripe Júnior
5/7- Escola Vicente Petronilho e extensão Bernardo e Escola Dom Bosco
6/7- Escola Waldemar Nadil Krenak e Escola Vereador Milton Cunha
7/7- Escola Bárbara Heliodora e Escola Monteiro Lobato
8/7 – Escola Realina Adelina Costa e CMEI Maria Souto

Por Secretaria de Comunicação e Mobilização SocialContém informações da Prefeitura de Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Adolescente morre após ser baleado na cabeça

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desse domingo (22), um homicídio foi registrado na Rua Padre Paraíso, no bairro Turmalina. Patrick Alef da Silva Moura,